BRK e SENAI realizam formatura da primeira turma de mulheres encanadoras do Tocantins

Na ocasião, as 16 formandas foram homenageadas e receberam a certificação

Crédito: Divulgação/BRK Ambiental

Em busca de mais diversidade e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a BRK, concessionária que cuida da água e do esgoto em 47 municípios do Tocantins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizaram na noite desta quarta-feira (10), a formatura da primeira turma de mulheres encanadoras do Tocantins.

 

A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (CETEC) do SENAI, e contou com a participação de representantes da BRK e do sistema FIETO. Na ocasião, as 16 formandas foram homenageadas e receberam a certificação.

   

Durante o curso, as participantes puderam aprender a utilizar técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e ambiental, tipos de materiais utilizados e tubulações, além das formas de executar as ligações de redes de água e esgoto.

  

O diretor presidente da BRK no Tocantins, José Mário Ribeiro, explica que o objetivo da companhia é oportunizar mais diversidade no mercado de trabalho. "Essa é uma forma que encontramos para reforçar os valores da BRK, de respeito às pessoas e de criar oportunidades para mais mulheres dentro da companhia. Por meio do DiversifiK, nosso movimento pela diversidade e inclusão, atuamos para atender as metas de termos 40% de mulheres em cargos de alta liderança e 30% em diversas posições na BRK em todo o Brasil até 2024".

 

Sandra Santos Dourados foi a primeira contratada da turma pela BRK e já está atuando na empresa. Ela destaca a oportunidade que ambas as empresas abriram para as mulheres. "Sou muito grata pela oportunidade. Meu respeito a BRK e ao SENAI Tocantins, por tudo que tem feito pelo nosso estado, em ofertar cursos como este, criando oportunidades para nós mulheres. E reafirmando, que a mulher é capaz de realizar qualquer função. Está sendo uma honra fazer parte da família BRK. Darei o meu melhor para executar a tarefa que a mim será confiada", disse emocionada e sob aplausos.

 

Márcia Rodrigues, diretora regional do SENAI Tocantins explica que esse é só o início da carreira dessas mulheres. "É o conhecimento que vai permitir que vocês possam ser daqui algum tempo grandes referências. Não vejam este certificado como um ponto final. Deem o seu máximo, o seu melhor", aconselhou Márcia.

    

Na BRK, lugar de mulher é onde ela quiser. A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está no comando da empresa desde 2017, quando a companhia também assumiu o compromisso de promover a igualdade entre gêneros e a diversidade, com base no Women's Empowerment Principles (WEPs) da ONU. Na BRK, a participação feminina em diversas áreas da empresa, é fruto de um trabalho para atrair, formar e dar oportunidades a todos, sem distinção de gênero.

   

Sobre a BRK   

 

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

   

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

Comentários (0)