Cadela dos Bombeiros ganha certificação nacional de buscas em estruturas colapsadas

A certificação ocorreu em São Luís (MA) nesta quarta-feira, 13, durante evento reunindo bombeiros militares de todo o país. É o primeiro cão certificado na região Norte do Brasil

Crédito: Divulgação

É do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins o primeiro Certificado Nacional reconhecendo as habilidades para Buscas com cães em Estruturas Colapsadas da região Norte do País. A conquista ocorreu nesta quarta-feira, 13, em São Luís (MA), reconhecendo o Binômio sargento Raphael Mollo, cinotécnico do CBM-TO e sua cadela Sky, de dois anos.

 

A equipe participa do Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), que reúne bombeiros militares de todo o país em diversas provas, entre elas as que buscam reconhecimentos nas ações com cães. Treze binômios de seis estados tentavam a certificação.

 

O desafio para os cães na primeira etapa envolvia atividades de busca em área colapsada, simulando um prédio desmoronado e com a existência de três vítimas desaparecidas em terreno de 1.200 metros quadrados. “Neste caso, uma vítima estava soterrada a nível do solo, outra em estrutura elevada e a terceira estava abaixo do nível do solo em uma profundidade de dois metros”, relata o sargento Raphael Mollo.

 

“Tínhamos 30 minutos para finalizar a prova. A Sky achou as três vítimas em 18 minutos”, completa. O resultado rendeu nota máxima, 200 pontos. Apenas outros dois cães tiveram a mesma nota.

 

“Quando ela encontrou a segunda vítima, tínhamos ainda muito tempo e a Sky ainda estava com muito gás. Daí ela foi voando para encontrar a terceira vítima. Quando ela chegou no local, eu já sabia que ela tinha encontrado. Foi um sucesso”, comemorou Raphael Mollo.

 

“A prova de Buscas em Estruturas Colapsadas simula uma ocorrência de soterramento semelhante à de Brumadinho – MG ou do prédio que caiu em Fortaleza-CE. E daqui pra frente, são situações em que poderemos atender com a Sky, em qualquer parte do país”, explica o sargento.

 

Na segunda etapa a ação envolvia obediência e destreza dividida em dez exercícios. Mais uma vez Sky mostrou resultado e comprovou o bom treinamento recebido pela equipe comandada pelo sargento Raphael Mollo. Outra vez Sky conquistou a maior nota, agora 83 pontos. Os demais ficaram abaixo de 69.

 

Com a divulgação dos resultados, o time não escondeu a emoção e o sentimento do dever cumprido. “É muita emoção. Temos muita gratidão a Deus pelo resultado e gratidão ao comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins por ter acreditado em nossa equipe”, agradeceu o sargento, que destacou também os esforços dos soldados Alef, Gusmão e Valesco, que integram a equipe de Cinotecnia.

 

Mas o trabalho não para, pois ainda vai haver outras certificações, agora a internacional para Buscas em Área Rural, que acontecerá no final do mês. “Vamos mudar um pouco o foco dos treinos e modelar o trabalho de obediência para conquistarmos mais esse reconhecimento”, diz Mollo.

 

“Nosso foco, como equipe de buscas do país, é ter pelo menos três cães certificados nas modalidades, busca urbana, rural e restos mortais”, conclui o sargento.

 

 

Comentários (0)