Candidatos aprovados em concurso seguem curso em regime integral e sem recesso

Curso de Formação está capacitando 844 candidatos para o Sistema Penitenciário

Aulas acontecem na UFT
Descrição: Aulas acontecem na UFT Crédito: Foto: Ascom

Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) para as vagas de Técnico em Defesa Social e Analista em Defesa Social do Sistema Penitenciário estão assistindo aulas e palestras no Curso de Formação Profissional que iniciou no último dia 15. O curso é em modo presencial, em regime integral, sem recesso, e as aulas acontecem em três turnos: manhã, tarde e noite na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas.

 

Dos 844 participantes do curso de formação, 820 são candidatos ao cargo de Técnico de Defesa Social, destes 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. 24 pessoas estão concorrendo ao cargo de Analista em Defesa Social, sendo 17 mulheres e sete homens. Jéssica Moreira Soares, 25 anos, do município de Jaú do Tocantins, passou na primeira etapa para o cargo de Técnico de Defesa Social e conta que foi com muita dedicação e estudo que conseguiu ser uma das 108 mulheres aprovadas para o curso. “Eu dediquei muito tempo para esse concurso, pois sempre tive interesse em trabalhar na segurança pública. Estou gostando muito das temáticas que, com certeza, contribuirão com a nossa formação”, destacou a candidata.

 

A grade curricular e o conteúdo programático foram estruturados por eixo e para isso foram considerados os conhecimentos, habilidades e valores básicos para o desenvolvimento das competências exigidas para o exercício das atividades profissionais dos cargos do quadro da Segurança Penitenciária. “O curso de formação foi elaborado com a finalidade de capacitar os  participantes para o pleno desempenho de suas funções para os cargos de Técnico de Defesa Social e Analista em Defesa Social”, ressaltou o presidente da Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento do Concurso, Ricardo Nogueira.

 

Carga horária

Para o cargo de Técnico de Defesa Social a carga horária é de 360 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e 28 horas de aulas práticas, distribuídas em 29 disciplinas. Já para o cargo de Analista em Defesa Social a carga é de horária de 240 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e oito horas de aulas práticas, distribuídas em 26 disciplinas. A grade curricular e o conteúdo programático para os dois cargos foram estruturados conforme os eixos: Administração Penitenciária, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Disciplina e Relações Humanas e Reinserção Social.

 

Avaliação

A avaliação do Curso de Formação será composta por prova objetiva para todos os cargos. Será considerado aprovado no Curso de Formação Profissional o candidato que obtiver aproveitamento mínimo de 50% dos pontos distribuídos na prova teórica, não zerar nenhum dos eixos previstos na grade curricular e tiver no mínimo 75% de frequência da carga horária do curso. O resultado final será divulgado no dia 23 de dezembro.

Comentários (0)