Carlesse anuncia investimentos e novos serviços durante reabertura oficial do Jalapão

Fechado desde março, parque do Jalapão foi reaberto ao público com medidas de prevenção ao novo Coronavírus

Crédito: Washington Luiz/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, realizou nesta quarta-feira, 30, a reabertura oficial do Parque Estadual do Jalapão, com o anúncio de novos investimentos em infraestrutura e melhorias aos municípios, comunidades quilombolas e atrativos turísticos que fazem parte da região. Sendo um dos maiores polos de ecoturismo de todo o Brasil, o parque do Jalapão estava fechado desde o mês de março por conta das medidas de prevenção ao novo Coronavírus.

 

Para o governador Carlesse, a reabertura foi um momento de grande importância para a retomada das atividades econômicas, em especial aos trabalhadores da área do turismo. “Estamos reabrindo o parque após muitos estudos técnicos e conversa com gente que é daqui da região. Todos os protocolos de segurança já estão sendo respeitados para um retorno sadio das atividades turísticas. Também estamos muito felizes com os investimentos que estão sendo feitos e adianto ainda que muitos outros virão. No mínimo, são mais 12, entre infraestrutura de estradas, instalação de postos de saúde, centro operacional para os Bombeiros, escolas preparadas para um projeto de turismo. Quanto mais organizarmos essa região, mais o nosso Tocantins será reconhecido, e assim mais visitações, mais desenvolvimento do comércio. Tudo vai fortalecer ainda mais nossa economia e a população é quem vai se beneficiar," afirmou o Governador.

 

Entre os investimentos anunciados por Carlesse nesta quarta-feira, 30, está a pavimentação da estrada que interliga a cidade de Ponte Alta do Tocantins a São Felix, em um trecho de 50 km.

 

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que também esteve presente na reabertura do parque, reafirmou o compromisso com a pavimentação da estrada e a recuperação de outras que levam até os atrativos da região. “As pessoas sempre cobram as estradas. Eu vim de carro hoje para observar um pouco mais da situação. Nós temos essa convicção e o Governador tem a consciência. A pavimentação já é uma realidade. E para as demais estradas, falei com nossa secretária de Infraestrutura, Juliana Passarin, e temos uma equipe aqui junto a prefeitura que vai fazer toda esse trabalho de recuperação”, destacou o vice-governador.

 

Outro investimento de peso confirmado para a região está na construção de um aeroporto em São Félix, que segue em fase de estudos para processo licitatório, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Henrique Gaguin.

 

Energia em São Felix

 

No município de São Félix, a  270 km de Palmas, foi inaugurado um novo gerador para a cidade, beneficiando diretamente 1,6 mil moradores de toda a região.

 

A Energisa, que é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Tocantins, informou que o equipamento tem potência de 0,75 MVA e já está atendendo mais de 650 clientes conectados ao gerador.

 

Polícia Ambiental e Bombeiros

 

Também em São Félix, foi inaugurada uma nova base operacional para concentrar os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Polícia Militar Ambiental.

 

O coronel Reginaldo Leandro da Silva, do Corpo de Bombeiros, comentou a importância desse centro agora o Jalapão. “Esse espaço aqui é o apoio para a Corporação dos Bombeiros e para a Polícia Ambiental. É um apoio estratégico numa área de grande importância no Estado, que é o Jalapão. E dará condições para o nosso pessoal trabalhar aqui no combate e prevenção a incêndios; e evitar que um polo turístico que é o Jalapão, entre num cenário de desastres. Então, certeza que vamos dar condições para que o turista venha ao Jalapão tendo a tranquilidade ambiental tão necessária para o local”.

 

Comunidade Quilombola Povoado da Prata 

 

Na comunidade Quilombola Povoado do Prata, localizada há 20 km de São Félix, foi inaugurada uma nova praça destinada ao lazer e atividades esportivas para toda a comunidade. A praça recebeu o nome de Gracy Ribeiro de Souza, em homenagem a uma artista artesã que é pioneira no uso do capim dourado. O espaço conta com um quiosque, playground completo e equipamentos de ginástica ao ar livre.

 

Para a construção da praça, foram usados recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

 

Internet e linhas de Crédito

 

Outro município que está localizado dentro do Parque Estadual do Jalapão é Mateiros, há  304,9 km  de Palmas, e que concentra boa parte das atividades turísticas de toda a região.

 

Na tarde desta quarta-feira, 30, o governador Mauro Carlesse apresentou em primeira mão a oferta gratuita de serviço de internet no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) de Mateiros, além de uma linha especial de crédito através da Agência de Fomento do Estado do Tocantins.

 

O Governo do Tocantins, através da Agência de Fomento, apresentou uma nova linha de crédito destinada aos trabalhadores informais da região do Jalapão. A presidente Denise Rocha apresentou detalhes desta nova operação de crédito.

 

"Esse fundo é denominado Crédito Popular e tem valores de R$ 1 mil a R$ 6 mil, com seis meses de carência e 36 meses para pagamento. Trata-se de um fundo que vem ajudar e socorrer as pessoas desta região, de forma acessível também para pessoa física. Aquele empreendedor formal ou informal, o cabeleireiro, o garçom, o pedreiro, o ambulante, o autônomo poderá ser contemplado. O fundo foi criado para esse momento de pandemia e também atende as pessoas com restrições ao crédito, com uma taxa diferenciada”, esclareceu Denise.

 

 A artesã de Mateiros Zuilia Rodrigo foi uma das profissionais autônomas que se interessou pela linha de crédito da Fomento. “Eu gostei que vieram nos ajudar porque a gente tá precisando bastante nessa situação da pandemia. A gente que tem filho precisa mesmo. Para sair para fora é mais difícil, né? Mas veio para cá, para gente é mais fácil. Vou investir nos meus negócios. Sou artesã, vou comprar o capim dourado, vou aplicar e pagar o que eu devo”.

 

Atrativos Turísticos

 

Dois novos quiosques foram inaugurados nas Dunas e na Cachoeira da Velha, atrativos naturais que são gerenciados pelo Governo do Tocantins, através do Naturatins e Adetuc, respectivamente. Os quiosques serão usados pelos turistas, para receberem orientações sobre uso consciente dos atrativos do parque, bem como para descanso e base de apoio aos profissionais do Naturatins.

 

O Governo do Tocantins também revitalizou as trilhas de acesso as dunas na Serra do Espírito Santo, para facilitar o trajeto dos turistas.

 

O governador Mauro Carlesse finalizou o dia agradecendo as equipes do Governo do Tocantins que se empenharam durante todo o trabalho que culminou com a reabertura do Parque nesta quarta-feira, 30.

 

"Centenas de servidores estiveram envolvidos nesta etapa de reabertura do Jalapão. São pessoas engajadas com tudo aquilo que envolve essa região: as pessoas, o desenvolvimento de um turismo ecológico, além de melhorias significativas na qualidade de vida do cidadão jalapoeiro, os nativos desta região. Me sinto muito feliz de ter feito parte do dia de hoje, que certamente entrou para a história do nosso querido Jalapão", finalizou o governador.

 

Comentários (0)