Carlesse solicita reunião com ministro para alteração no edital da BR-153

A bancada federal do Tocantins já havia encaminhado ao TCU uma representação pedindo mudanças no edital

Mauro Carlesse
Descrição: Mauro Carlesse Crédito: Esequias Araújo

O governador Mauro Carlesse solicitou uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar sobre o processo de concessão da BR-153 e o início das operações do pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi. Assim como a bancada federal no Congresso, Carlesse quer que o Tocantins receba o mesmo tratamento que o Estado de Goiás quanto às benfeitorias previstas na concessão.

 

“Entendemos que o processo de concessão da BR-153 é um ganho para o Tocantins devido às benfeitorias que virão, no entanto, queremos o mesmo tratamento de Goiás. Não pode haver tratamentos diferentes no que diz respeito à duplicação da rodovia. O edital prevê que Goiás receba a duplicação nos primeiros dez anos, e no Tocantins só depois de 20 anos. Sendo que aqui já pagaremos pedágio desde o início da concessão. Isso não é justo com nosso Estado", argumentou.

 

Carlesse afirma que defende desde 2019 que a construção da duplicação deve ter início de maneira simultânea nos dois estados. A primeira declaração nesse sentido aconteceu em novembro daquele ano, na cidade de Porangatu, durante audiência pública da Câmara dos Deputados para tratar do tema. 

 

 Bancada Federal 

 

Nesta sexta-feira, 17, O deputado federal Tiago Dimas, coordenador da bancada tocantinense no Congresso Nacional, apresentou, por meio de uma coletiva on-line, os motivos que levaram os parlamentares do Tocantins a entrarem com uma representação no Tribunal de Contas da União para impedir, por ora, a realização do leilão na duplicação da BR-153. Entre as justificativas mais determinantes, está o prazo de mais de 20 anos para entrega das obras na maioria dos trechos que cortam o Tocantins.

 

Tiago afirma que o povo do Tocantins foi pego de surpresa com a mudança no cronograma das obras na duplicação da BR-153, que inicialmente, onde seria entregue em 16 anos passou a ter o calendário alterado para mais de 20. Divergindo do que havia sido discutido em audiências públicas e nas reuniões com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes. 


O que diz o edital

 

Conforme o edital do Ministério da Infraestrutura, 74% dos trechos da rodovia no Estado podem ser duplicados até 20 anos depois do início da concessão, enquanto no Estado vizinho, Goiás, os prazos para duplicação de 69% dos trechos devem acontecer em até 10 anos.

 

O leilão da rodovia está previsto para o dia 29 de abril na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Os investimentos previstos no trecho de 850,7 quilômetros (km) são de R$ 14 bilhões, sendo R$ 6,2 bilhões de custos operacionais. A concessão terá duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco, e prevê ampliação da capacidade, operação, recuperação, conservação e manutenção.

 

Estão contemplados os seguintes trechos: 624,1 km da BR-153/TO/GO, entre o entroncamento com a TO-070, em Aliança do Tocantins até a BR-060 em Anápolis (GO); 139,6 km da BR-414/GO de 139,6 km, entre o entroncamento com a BR-080/GO-230/324, em Assunção de Goiás, até a BR-153/GO-222/330 (Anápolis); e 87 km da BR-080/GO entre o entroncamento com a BR-414/GO-230 (Assunção de Goiás) até a BR-153/GO-342.

 

Pátio Multimodal

 

Quanto ao Terminal Multimodal da Ferrovia Norte-Sul, em Gurupi, o governador Mauro Carlesse considera que a não operacionalização do mesmo tem trazido prejuízos ao Estado. “O pátio multimodal está pronto e nunca começou a funcionar, isso tem acarretado inúmeros prejuízos para o Estado do Tocantins. Queremos uma solução junto ao Ministério da Infraestrutura. Precisamos fazer com que os produtores tocantinenses tenham possibilidade de transportar seus produtos pela ferrovia, isso é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, concluiu.

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