Central de servidores do Brasil repudia ato de exoneração dos delegados regionais

Delegado Boaventura, exonerado, é lembrado por atuação em operações contra políticos do TO

Presidente repudia ato do governador
Descrição: Presidente repudia ato do governador Crédito: Divulgação

A exoneração dos delegados regionais do Estado mais servidores do Polícia Civil do Tocantins teve mais um apoio. Nesta tarde de segunda-feira, 19, a Central Sindical Pública - Central do Servidor Público no Tocantins e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – (CSPB) repudiaram em nota a atitude do governador Mauro Carlesse em exonerar todos os delegados e delegadas de polícia regionais de seus cargo. Para o órgão, o "evento que se dá no clímax de um trabalho marcante por parte do delegado de polícia regional de Araguaína, Bruno Boaventura Mota, em busca da verdade sobre o lixo hospitalar depositado de maneira inadequada, sendo que o possível responsável pela empresa infratora está foragido da Justiça e é pai do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado reeleito Olyntho Neto (PSDB)". 

 

A Central do Servidor lembra que o delegado estava também responsável pela investigação relacionada a quantia de R$500 mil encontrados na posse do irmão do mesmo deputado no veículo oficial da Assembleia Legislativa e sendo escoltado por um militar que também estava a serviço do Legislativo estadual, às vésperas das eleições.

 

"O Tocantins não pode estar sujeito a essas “coincidências infelizes”. Teme-se a inauguração de um tempo de práticas não ortodoxas em detrimento do serviço público e do bom andamento da justiça. No caso em tela, o servidor exonerado se pautou no restrito cumprimento de seu dever constitucional e administrativo investigando possíveis ilicitudes. Ser penalizado por isso é uma afronta aos princípios do estado democrático de direito. Desfaçatez é o que se revela na explicação do governo à imprensa: que se trata de “redução de despesas e equilíbrio das contas públicas”, declara o presidente do órgão em nota, Carlos Campos.

 

Para Campos, "como cidadãos não podemos aceitar isso, pois o que realmente se espera do governo é total apoio às investigações, estas e quaisquer outras que visem elucidar casos que revelem a face hedionda da corrupção que tanto maltrata a toda sociedade.  Isso é o que se espera; isso é o que se quer do Governador do Estado".

Comentários (0)