Chapa de Eduardo Bovolato é escolhida pela comunidade acadêmica com 1,7 mil votos

Ao todo, foram 2.992 votos, 21,69% das 13.793 pessoas que estavam aptas a votar. Bovolato recebeu 1.763 votos

Crédito: Divulgação

A chapa de Luís Eduardo Bovolato foi escolhida pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em eleição realizada de forma virtual, na noite desta quarta-feira, 16. Ele concorria em chapa com Marcelo Leineker Costa como vice - “Você Conhece, Você Confia”,  e recebeu 1.763 votos. 

 

A chapa oposicionista “Inova UFT”`, formada por Marli Terezinha Vieira concorrendo para vaga de reitor(a) e Vinicius Pinheiro Marques como vice-reitor, tirou 1132 votos. 

 

Ao todo, foram 2.992 votos, 21,69% das 13.793 pessoas que estavam aptas a votar. Foram 34 votos em branco e 63 nulos. 

 

Por categoria, a chapa de Bovolato recebeu 358 votos dos técnicos da UFT; 432 dos docentes; e 973 dos alunos.  Já Marli tirou 67 do corpo técnico; 165 dos professores; e 900 dos estudantes. 

 

Em conversa com o T1, na manhã desta quinta, 17,  Bovolato comentou sobre a votação. “Um resultado positivo em todas as categorias, isso legitima a nossa chapa para enfrentar um novo ciclo. Eu penso que o resultado dessa consulta representa o reconhecimento da comunidade acadêmica por aquilo tudo que fizemos e entregamos para a Universidade ao longo desses quatros anos. Mesmo em um cenário de limitações orcamentárias”, disse. 


Sobre o possível próximo mandato, já que a decisão final fica por conta da Presidência da República, Eduardo fala que a gestão vai focar na atenção à governança pedagógica, pensar na possibilidade de expansão de novos cursos, novos formatos e novas localidades.  “Vai ser um momento novo para a Universidade, e nós estamos preparados para junto com toda comunidade universitária construir uma UFT cada dia mais forte” afirmou.

 

Bolsonaro decide


Apesar da eleição realizada ontem, quem decidirá os nomes que assumirão a reitoria da UFT no mandato 2021-2025 é o presidente Jair Bolsonaro. Neste sentido, foi homologada uma lista de candidatos para compor lista tríplice para Reitoria e Vice-reitoria da UFT nesta quinta-feira, 17, pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins. 


Segundo a Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs), o processo de inscrição foi finalizado ontem, às 17h, conforme a Resolução Consuni nº 39/2021. Foram inscritas três chapas, ou seja, três candidatos a Reitor (a) e três candidatos a Vice-reitor(a). São candidatos, por ordem alfabética:


Nomes para Reitor (a):


- Luís Eduardo Bovolato
- Marli Terezinha Vieira
- Paulo Fernando de Melo Martins
- Nomes para Vice-reitor (a):
- Marcelo Leineker Costa
- Solange Aparecida do Nascimento
- Vinícius Pinheiro Marques
 
A indicação dos nomes que comporão as listas tríplices será realizada pelos membros do Conselho Universitário por meio de votação, em sessão convocada e instituída especificamente para esse fim, no dia 24 de junho de 2021, às 14h30, via plataforma digital, com suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFT).
 
A Socs divulgará até o dia 28 junho de 2021, no site da UFT, as listas tríplices resultantes do processo de escolha para os cargos de Reitor e Vice-reitor. A lista tríplice será encaminhada ao Ministério da Educação até o dia 02 de julho de 2021, acompanhada dos atos normativos que disciplinaram esse processo e demais documentos necessários.

Comentários (0)