Chuvas fortes assustam palmenses, mas meteorologista explica que é característico

De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, as chuvas no Tocantins tem característica de tempestades

Tempestades são fenômenos característicos da região
Descrição: Tempestades são fenômenos característicos da região Crédito: Divulgação

O período chuvoso do Tocantins deu sinal que chegou com força. Chuvas na maioria das vezes com curto período de duração, mas com grande intensidade estão acontecendo em várias cidades do Estado. Em Palmas, na manhã desta quinta-feira, 23, uma tempestade derrubou árvores e alagou ruas. 

 

De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o período chuvoso no Estado foi confirmado por meio de análises meteorológicas. 

 

“Existe metodologias especificas para tal, ela quantifica a pluviosidade em um determinado dia e o intervalo entre eventos de chuva, então isso caracteriza o período chuvoso”, responde sobre o que muitos palmenses questionaram em outubro, acerca de quando começaria o período chuvoso, de fato.

 

Tempestades 

 

Segundo José Cabral, a nossa região é marcada e caracterizada por chuvas com características de tempestade. “Tempestade é uma recorrente em nossa região, então todo o nosso período chuvoso é marcado pelas chuvas fortes”. 

 

O meteorologista diz que isso ocorre porque as chuvas nesta região acontecem em um espaço distante entre uma e outra e quando ocorrem, possuem características de tempestade.  

 

“Um fato bem marcante no Estado, é que as invernadas, que são vários dias de chuvas, tem pouco registro. Têm acontecido muito chuvas concentradas, com grandes volumes”.

Comentários (0)