Claudia Lelis lança Prêmio Mérito Ambiental e anuncia vinda de ministro ao Tocantins

Inscrições para o prêmio estarão disponíveis nesta segunda-feira, 22. Claudia anunciou que o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará no final do próximo mês em agenda pelo Estado

Crédito: Da redação

A governadora em exercício do Estado do Tocantins, Claudia Lelis, lançou na tarde desta sexta-feira, 19, a 2º Edição do Prêmio Mérito Ambiental do Tocantins. “Um dia especial para mim, pois essa premiação vai trazer benefícios imensos para o Estado. Sou militante e presidente do Partido Verde no Tocantins” ressaltou na coletiva de lançamento. Claudia anunciou, também, que o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará no final do próximo mês em agenda pelo Estado.

 

As inscrições para o Prêmio Mérito Ambiental deverão ser feitas a partir desta segunda-feira, 22, somente por meio do site da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e ficarão disponíveis pelos próximos 60 dias. Estudantes e professores, empresas, instituições públicas e produtores rurais podem participar.

 

O objetivo da premiação, segundo a governadora, "é reconhecer e homenagear quem tem feito um trabalho especial com os recursos naturais de nossa região, através da preservação e práticas socioambientais".

 

Ministério no Estado

 

Além do lançamento do prêmio, Claudia manifestou que o Tocantins foi o estado que mais reduziu áreas de desmatamento no último ano. Falou, ainda, da vinda do Ministro Sarney Filho no final de fevereiro para expor o “Mosaico do Jalapão”, projeto que buscará manter a preservação do parque Jalapão para as próximas gerações. “Estamos buscando trazer recursos para que o Estado promova programas e projetos voltados para o meio ambiente” disse.

 

Prêmios

 

São seis categorias de prêmio: Comenda Jornalismo Ambiental, onde serão homenageados os veículos de comunicação; Troféu Responsabilidade Ambiental, voltado às empresas, universidades e organizações não governamentais; prêmio Comenda Boas Práticas Sustentáveis, destinado aos proprietários rurais e agricultores familiares; Troféu Escola de Educação Ambiental, para premiar duas escolas; Troféu Cidade Sustentável, para contemplar as gestões municipais e prefeituras que desenvolvem trabalhos e projetos ambientais; e o Troféu Mérito Ambiental, para os Comitês de Bacias que mais atuaram na proteção dos recursos hídricos do Tocantins.

 

Assim como foi anunciado na coletiva, os prêmios deste ano são equipamentos que ajudarão os ganhadores no viés sustentável. Tablet, notebook, kit solar de bombeamento de água, compoteiras automática para cada escola vencedora, GPS, estão entre os prêmios.

 

A premiação ocorrerá no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e contará com a presença da Claudia Lelis e do governador Marcelo Miranda.

Comentários (0)