Com 15 vagas para o Tocantins, Programa Mais Médicos abre novas inscrições

Em abril deste ano, a Secretária Estadual de Saúde (SES) informou que pelo menos 11 municípios ainda estavam com vagas abertas para médicos do Programa.

Crédito: Da web

O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13, trouxe um novo edital do Programa Mais Médicos com a abertura de 2 mil vagas para todo o Brasil. Essa etapa do programa dará prioridade para os municípios com maior vulnerabilidade social e extrema pobreza, 13 municípios do Tocantins estão na lista.

 

As inscrições vão de 27 a 29 de maio e devem ser feitas pelo site do programa na internet. Os médicos selecionados começam a atuar já a partir de junho. Para o Tocantins são 15 vagas disponíveis, sendo duas vagas para as cidades de Araguaína e duas para Axixá. As cidades de Lagoa da Confusão, Araguatins, Arapoema, Barra do Ouro, Campos Lindos, Combinado, Ipueiras, Palmeiras, Colmeia, Ponte Alta do Tocantins e Riachinho, devem receber um médico cada.

 

Mas para que isso aconteça é preciso que as secretarias municipais de saúde manifestem interesse nas vagas renovando o convênio com o programa entre os dias 13 e 17 de maio.

 

Esta nova etapa corresponde ao 18º Ciclo do programa, que, nesta primeira fase, vai priorizar a participação de médicos formados e habilitados, com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil.

 

Situação do Tocantins

 

Alguns desses munícipios, como é o caso de Riachinho, Axixá e Araguatins, sofrem com a falta de médicos desde a saída de Cuba do Programa. O que fez com que 102 médicos deixassem o Tocantins.

 

Em abril deste ano, a Secretária Estadual de Saúde (SES) informou que pelo menos 11 municípios ainda estavam com vagas abertas para médicos do Programa. Alguns desses municípios tem a maioria da população de indígenas. 

 

Comentários (0)