Com 33 anos de criação, Tocantins continua sendo uma fronteira agrícola promissora

Com a logística e solo fértil do Estado, a agropecuária é o carro-chefe da economia e contribui com 60% do PIB.

Crédito: Seagro/Divulgação

Ao completar 33 anos de sua criação nesta terça-feira, 5, o Tocantins continua sendo uma fronteira agrícola muito forte, pela sua logística e pelo seu solo fértil, tendo a agropecuária como o carro-chefe de sua economia, que absorve a maior parte da população economicamente ativa. O setor contribui com 60% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, a política de incremento dessa área requer atenção com a preservação e o desenvolvimento sustentável.

 

Com mais de 1,6 milhão de habitantes, o PIB tocantinense, de acordo com o governo estadual, apresentou um crescimento de 2,1% em 2018, em relação ao ano anterior, o valor de R$ 35,67 bilhões. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

 

Conforme a Secretaria do Planejamento e Orçamento, as agroindústrias do Tocantins confirmam a dinâmica do setor agropecuário, já que a grande maioria de empresas do Estado pertence a esse segmento econômico. São empresas privadas e cooperadas do setor de carne, grãos, insumos industriais (fertilizantes, sementes, corretivos, defensivos, medicamentos veterinários dentre outras).

 

“O Estado tem investido cada vez mais em eficiência e competitividade em setores com forte potencial de crescimento, especialmente o agronegócio e a agroindústria”, sustenta o governador Mauro Carlesse nos relatórios da Secretaria do Planejamento.

 

“O agronegócio tocantinense caminha para a sustentabilidade, focado na melhoria da produtividade por meio da inovação tecnológica sistemática e da inclusão social das comunidades rurais, já que seu bom desempenho pode contribuir significativamente para garantir a melhoria na distribuição de renda e na redução da pobreza em todas as regiões do Estado”, acrescenta o chefe do Executivo estadual.

 

Conforme a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), os produtos que deverão ter maior potencial de crescimento para os próximos anos são: soja em grão, carne de frango, carne suína e algodão. O mercado interno e a demanda internacional por esses produtos serão os principais fatores de crescimento para a maior parte desses produtos.

 

“O rebanho bovino do Tocantins conta com mais de 8 milhões de cabeças e setor de avicultura conta com uma boa estrutura de produção no Estado, principalmente nas regiões norte e central. Em 2019, o Tocantins exportou 800 toneladas e em 2020 quase 900 toneladas de frango e seus derivados. É um setor em franca expansão e com forte capacidade de crescimento, tendo em vista as demandas do mercado asiático e europeu”, destaca o balanço da Seagro.

Comentários (0)