Com 96 detentos isolados em três unidades, Seciju confirma 4 contaminados com a Covid

Investigando há dois dias, informações de dentro do sistema prisional, o T1 Notícias teve a confirmação com a Seciju de quatro testados positivos entre detentos, além dos 44 agentes...

Crédito: Reprodução

Informações de dentro do sistema carcerário do Estado que chegaram ao T1 Notícias há dois dias, dão conta de que a secretaria de Cidadania e Justiça isolou 30 detentos na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas), 46 na Unidade Barra da Grota e 20 na unidade de Cariri com suspeita da Covid-19.

 

O Governo do Estado vinha negando que havia casos confirmados entre detentos, mas na manhã desta quarta-feira, 4, admitiu, em nota, a existência de quatro testes positivos em prisioneiros, de 93 que teriam sido feitos como amostra do sistema prisional. Já entre os agentes, a nota informa que são 44 positivos de 86 servidores do sistema testados. Estes estariam todos isolados, em quarentena, aguardando a confirmação nos próximos sete dias, do desenvolvimento ou não de sintomas. Protocolos de limpeza e desinfecção teriam sido tomados.

 

Os casos estão divididos nas unidades de Barra da Grota (02) e (01) em Araguatins. Este último não teria desenvolvido sintomas e já estaria recuperado. Os presos que tiveram contato com os positivos estariam isolados e monitorados pela equipe da Secretaria de Saúde e serão novamente testados ao final de sete dias.

 

A pasta não respondeu sobre a quantidade de expostos, nem sobre a informação de que 96 detentos estariam isolados por suspeita de Covid-19.

 

Confira a íntegra da nota

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), informa que como protocolo de prevenção a transmissão do novo coronavírus foram realizados 93 testes para detecção da Covid-19 entre a massa carcerária do Tocantins, com isso foram confirmados quatro casos de contaminação pelo vírus em pessoas privadas de liberdade custodiados em unidades prisionais do Estado, sendo dois casos na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína; um caso na Cadeia Pública de Araguatins; e o outro caso na Cadeia Pública de Augustinópolis, todos na região Norte do Estado.

 

Sobre o estado de saúde dos reeducandos que contraíram o coronavírus, a Seciju informa que o caso da Cadeia de Araguatins foi assintomático e já está curado, os outros três custodiados apresentam sintomas leves da doença e encontram-se em isolamento, separados dos demais presos, em ambiente apropriado, recebendo orientação e atendimento médico. Quanto aos presos que mantiveram contato com os casos confirmados, estes estão sendo monitorados pela equipe de saúde do Sispen/TO, e após o período de sete dias, que é o recomendado pelas autoridades de saúde, são realizados novos testes independente da manifestação ou não de sintomas, para que sejam evitadas novas contaminações dentro do ambiente carcerário.

 

A Seciju ressalta que tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a saúde das pessoas privadas de liberdade e através do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 suspendeu visitas e a entrega de alimentos pelas famílias; destinou celas de isolamento para novos presos que ingressam na unidade; promove rotineiramente ações de limpeza, higienização e desinfecção de todo o ambiente carcerário; estabeleceu o uso obrigatório de máscara dentro da unidade, o contato mínimo entre agentes e reeducandos e protocolos de higiene; estabeleceu triagem com resposta a questionário e aferição de temperatura de servidores, oficiais de justiça e prestadores de serviço que necessitem adentrar nos estabelecimentos penais.

 

Esta Pasta informa que o médico do Sistema tem feito visitas periódicas a todas as unidades, realizando testes rápidos e orientações de prevenção aos servidores e custodiados. Explica-se ainda que os membros do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 têm realizado reuniões semanais para tratar sobre as demandas atendendo as recomendações das autoridades de saúde com ações pontuais em todas as unidades. Ressalta-se também que foram instaladas Centrais de Isolamento para Detentos com Sintomas da Covid-19 (leitos de enfermaria) em duas unidades prisionais, sendo uma no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas) e a outra na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.

Comentários (0)