Com cerca de 30 mil vagas, Tocantins abre inscrições para o Juventude Empreendedora

Programa é voltado para capacitação de jovens de 17 a 29 anos. A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros

Vagas são para jovens tocantinenses de 17 a 29 anos
Descrição: Vagas são para jovens tocantinenses de 17 a 29 anos Crédito: Divulgação/Seduc

O Tocantins conta com cerca de 30 mil vagas abertas para jovens de 17 a 29 anos se inscreverem no programa Juventude Empreendedora 2.1. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do programa, até o início das aulas, que ocorrerão do dia 24 a 28 de maio de 2021. 

 

A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliarem os novos empresários a sobreviverem à crise e encontrarem uma nova oportunidade de geração de renda em 2021, mesmo em meio à pandemia.

 

O programa Juventude Empreendedora 2.1 é oferecido através da metodologia exclusiva ByNecessity®, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após os 5 dias de curso, que somam 20 horas da capacitação.

 

A partir da análise do seu contexto, o(a) aluno(a) passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos.  O que dá aos jovens a capacidade de transformar ideias em negócios que serão mais capazes de sobreviver à crise gerada pela pandemia.

 

“A pandemia tem refletido no desemprego entre os jovens, assim, o programa cria a possibilidade para que eles possam ser inseridos no mercado profissional por meio do empreendedorismo. E o jovem que empreende pode crescer e ser um novo gerador de vagas para outras pessoas. Mais do que empreender, essa capacitação visa agregar valor aos negócios dos jovens que estão abrindo suas empresas”, explicou o diretor de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Pedro Reis.

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico por meio do empreendedorismo, o programa se propõe alcançar um público-alvo com as seguintes características: jovens de 17 a 29 anos; residir em ambiente nacional; estar em situação de vulnerabilidade social; ter uma ideia de negócio e/ou ter uma ideia embrionária de atividade produtiva.

 

Tocantins

 

O Juventude Empreendedora 2.1 foi lançado no Tocantins, na última quarta-feira, 12. O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Um piloto do programa já havia sido implantado de forma presencial em 2019 no Tocantins, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia, teve que ser remodelado para o formato digital. Uma das novidades dessa edição no Tocantins é que o Estado será o primeiro a liberar linhas de crédito para os jovens que fizerem parte do programa. O recurso será liberado por meio da Agência de Fomento.

Comentários (0)