Com presença de autoridades, unidade do Colégio Militar é inaugurado em Arraias

Escola conta com 350 alunos matriculados. Banda da Polícia Militar vai trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Arraias na unidade

Autoridades participam de inauguração de Colégio Militar
Descrição: Autoridades participam de inauguração de Colégio Militar Crédito: Washington Luiz

O Colégio da Polícia Militar foi inaugurado nesta sexta-feira, 24, na cidade de Arraia, na região sudeste do Estado. Solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda, da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Sechim; do prefeito local, Wagner Barbosa Gentil; da deputada federal Josi Nunes; secretários de Estado e da comunidade escolar.

 

Durante o evento, o governador ressaltou o empenho da equipe envolvida na implantação da unidade e fez um breve relato sobre a importância histórica de Arraias. “Essa cidade deixou um legado de pessoas no cenário nacional. A escola que inauguramos, hoje, vai somar com os investimentos em educação no Estado. Arraias tem tradição nessa área, daí a importância da implantação da Escola Militar. Assim como em Arraias, quero ver todas as escolas desse Estado em condições de oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos”.

 

Para a secretária de Estado da Educação, Wanessa Sechim, “Arraias conta com excelentes índices educacionais e a Escola Militar vai impulsionar o desempenho dos alunos locais. A disciplina apresentada nos colégios militares vai complementar o que já é ofertado pela Seduc”.

 

A diretora regional de Educação de Arraias, Leila Maria Florência França, disse que a cidade foi duplamente agraciada este ano, com o Colégio Militar e a Escola de Tempo Integral. “Essas escolas são diferenciadas não só pelo conteúdo programático, mas também pela capacidade de formação de cidadãos”.

 

O diretor da escola, capitão Marcos César de Almeida Pimentel, informou que a educação é o único meio para transformar a realidade de um lugar. A Polícia Militar está cumprindo uma atribuição constitucional e a cidade só tem a agradecer pela implantação da unidade educacional. ”A população arraiana tem que comemorar mais essa conquista, que foi iniciada ainda no mandato anterior de Marcelo Miranda”.

 

Parceria

A Banda da Polícia Militar passou a fazer parte da escola e também vai trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Arraias, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do programa Mais Educação. A escola também irá ofertar capoeira e aulas de reforço.

 

O Colégio

O Colégio Militar vai funcionar nas instalações da Escola Estadual Jacy Alves de Barros, que passou por reforma para adequações da nova instituição de ensino. A estrutura física é composta por sete salas de aula, laboratório de informática, uma sala para o programa Mais Educação, sala de música, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, setor administrativo e cozinha. A unidade conta com uma média de 350 alunos matriculados na segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

 

Gestão Inovadora

Os colégios da Polícia Militar ofertam cursos de nível médio, nas modalidades de Educação Profissional, de forma integrada, e a Educação Básica para alunos da rede estadual de ensino, por meio de estratégias inovadoras de gestão e operação de ações educativas, consorciadas entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes; e a Polícia Militar. As unidades possuem regimento interno e regulamento disciplinar próprios que atendem às propostas pedagógicas e disciplinares inerentes às unidades escolares militares.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)