Palmas, Tocantins -

Estado


Estado

Com suspensão de processo seletivo, IBGE prevê reembolso de candidatos para maio

O Instituto ressalta que todos os candidatos que pagaram a taxa de inscrição para participarem do concurso serão integralmente ressarcidos o dia 18 de maio; o certame foi adiado para 2021
- Atualizada em
Da Web

Em função do quadro de emergência de saúde pública causado pela Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021. Com isso, o processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que no Tocantins disponibilizava 1.627 vagas, está suspenso. Conforme nota divulgada pelo órgão nesta quarta-feira, 25, os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão reembolsados.

 

O IBGE e a banca responsável pelo processo seletivo, Cebraspe, estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível. A data prevista inicialmente para a disponibilização do reembolso é dia 18 de maio de 2020.

 

O Instituto ressalta que todos os candidatos que pagaram a taxa de inscrição serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.

 

 

Adiamento do Censo

 

De acordo com o IBGE, a decisão de adiar o Censo leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

 

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020.

 

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

 

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

 

 

PNAD

 

Ainda devido a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu interromper, na semana passada, a coleta presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), que é a pesquisa que mede o desemprego e a renda da população no Brasil. O órgão destaca, contudo, que os agentes continuam fazendo a coleta por telefone.

 

Além do desemprego e renda, outras informações relevantes para a elaboração de políticas públicas são produzidas com base na PNAD Contínua. Por isso, o IBGE solicita a compreensão da população para atender os entrevistadores, que seguem trabalhando para realizar a pesquisa.

 

A Diretoria de Pesquisas do IBGE ressalta que não haverá interrupção na série e nem na divulgação dos dados e conta com a colaboração de todos  para realização desta pesquisa nesse momento tão difícil que o mundo atravessa.