Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne comandantes em Belém

Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal reuniram-se, no início desta semana, em Belém (PA), no VII Encontro do Copal, Comitê de Proteção da Amazônia Legal. A reunião foi paralela ao Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas.

 

O presidente do Copal, coronel  Dodsley Yuri Tenório Vargas avaliou o evento  como "bastante positivo". Ele justificou sua opinião  dizendo que "o encontro possibilitou que nos conectássemos com profissionais e instituições de renome e de vasta experiência  no processo proteção da Amazônia". E completou: "Esses contatos e a troca de experiências foram de grande valia".

 


Dodsley ressaltou a presença do  consultor de Gestão de Emergência de Israel, Yehiel Kauperstien, como ponto considerável. Yehiel apresentou um software de monitoramento e gerenciamento de situações de crises. O presidente anunciou o fato de o Copal adquiri-lo, de forma a otimizar as ações e propósitos do Comitê.

 

Resultados

 

Dentre os resultados positivos da reunião, Dodsley citou a proposta de criação de Câmaras Técnicas no Copal, em diversas áreas, a serem compostas pelos conselheiros. "A medida visa montar grupos técnicos de estudos, avaliação e análises sobre temas, propostas e planejamento estratégico do Comitê", explicou.

 

Copal

 

O meteorologista da Universidade do Tocantins- UNITINS, José Luiz Cabral da Silva Júnior, apresentou o Copal, falando sobre a proposta de promover a aproximação entre os comandantes gerais dos nove estados da Amazônia Legal, para minimizar as dificuldades e os desafios diários. Ele  reafirmou a necessidade de implementar uma cultura de prevenção, que está relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

 

Ferramenta

 

O Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional  do Sipam, Flávio Augusto Altieri dos Santos apresentou uma ferramenta chamada SIPAMHIDRO. “A plataforma tem como objetivo integrar dados e, a partir deles, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a Região Amazônica. Isso, dentro do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao Sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral” afirmou Altieri.

 

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará,  coronel  Zanelli, falou sobre a importância do Fórum, que reuniu os comandantes e possibilitou a consolidação  do Comitê. “Desde 2016, a gente vem trabalhando um Comitê de proteção da Amazônia Legal, com a proposta de articular ações e políticas para que a gente possa criar uma infraestrutura, criar possibilidades de parcerias, não só organizações do nosso país, mas organizações internacionais", disse.

 

Zanelle enfatizou, ainda, o objetivo do Copal de  dá suporte, visando  criar uma logística, por meio da qual os "Corpos de Bombeiros possam fazer frente, especialmente, no combate à incêndios florestais”.

 

Presenças

 

Estiveram presentes os Comandantes das UBM´s da Região Metropolitana de Belém e os alunos Oficiais das Academias Bombeiro Militar e da PM. Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT/UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) puderam se credenciar para participarem do evento.

Comentários (0)