Concurso da PM tem mais de 800 inscritos em 1 hora; certame prevê convocação este ano

Com a expectativa do concurso receber no mínimo 40 mil inscritos, comandante da PM convida jovens a realizarem inscrição e destaca previsão de convocação até o início do segundo semestre deste ano

Coletiva à imprensa foi realizada nesta terça
Descrição: Coletiva à imprensa foi realizada nesta terça Crédito: T1 Notícias

Após uma hora da abertura das inscrições para o concurso da Polícia Militar do Tocantins, mais de 800 candidatos se inscreveram ao tão aguardado certame. Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, 9, o comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus comemorou convidou os jovens a participarem do processo seletivo. O presidente da comissão do concurso, coronel Marcelo Falcão, detalhou o edital e adiantou que após a conclusão das cinco etapas, a previsão da nomeação dos 1.040 aprovados é até o final de junho deste ano.

 

“Esse é um momento histórico para a Polícia Militar do Tocantins. É como se estivéssemos iniciando uma nova polícia. Por isso temos uma preocupação especial com esse concurso, porque precisamos preparar os novos profissionais para que sejam bem formados e deem continuidade ao trabalho que a PM tem desempenhado. Faço um convite que os jovens se inscrevam e venham fazer parte da Polícia Militar junto conosco. Nós queremos que o jovem tocantinense tenha essa oportunidade de viver a alegria e satisfação de ajudar e garantir a segurança de outras pessoas”, destacou o comandante, acrescentando que espera que todo o processo ocorra dentro dos prazos planejados.

 

Detalhes do Edital

 

O presidente do certame, Marcelo Falcão, elencou alguns pontos do edital aos quais o candidato deve ficar atento. “São 900 vagas para homens e 100 para mulheres, conforme determina a legislação em vigor. Teremos dois concursos: para oficiais, com 40 vagas, sendo 36 para homens e 4 vagas para mulheres. A data da prova está prevista para o dia 11 de março. Os interessados poderão se inscrever nos dois concursos, pois a previsão é que para um cargo a prova ocorra de manhã e para o outro a tarde”, explica.

 

Falcão também destacou que em menos de uma hora foram mais de 800 inscritos. “A procura maior está sendo para soldado, até porque oferece mais vagas e o pré-requisito é nível médio, e a exigência para oficial é nível superior em qualquer área”.

 

O concurso será composto por 5 etapas, sendo a 1ª etapa de conhecimentos teóricos, a 2ª etapa será o exame psicológico, a 3ª será feito o exame de capacidade física, a 4ª o exame médico odontológico e por último a fase de investigação social do candidato. “A idade mínima de 18 até o dia da posse e idade máxima 30 anos no ato da inscrição. Altura mínima de 1,63m para homem e 1,60m para mulher”, acrescentou o coronel Falcão.

 

As provas serão aplicadas nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins e Arraias, mas caso aumente a demanda o número de municípios poderá ser ampliado.

 

Convocação

 

Na oportunidade, coronel Falcão explicou ainda que a previsão é de que, ao término das cinco etapas, ocorra a convocação imediata. “Foi feito um estudo antes do lançamento do concurso em que o governo do Estado já divulgou que os aprovados neste concurso serão convocados de maneira imediata. Então a expectativa é de que ao término de todas as fases, provavelmente no final de junho, imediatamente seja dada posse aos 1.040 aprovados dando início aos cursos de formação”, aponta.

Comentários (0)