Conferência de Promoção da Igualdade Racial segue com debates neste sábado

Abertura aconteceu nesta sexta-feira, 23, e continua neste sábado com a exposição de painéis temáticos e debate acerca das “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo"

A abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada na noite desta sexta-feira, 23, no auditório Cuica, no campus da UFT de Palmas, reuniu representantes de diversos municípios tocantinenses, autoridades, gestores e a sociedade civil, para o início dos debates voltados ao desenvolvimento do Tocantins sem desigualdades raciais.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - Seds, segue durante todo sábado, 24, com debates voltados ao combate ao racismo, políticas públicas de promoção da igualdade racial, arranjos institucionais para assegurar a promoção da igualdade racial, controle social e participação, igualdade racial nos espaços de decisão, entre outros temas.

O primeiro dia da Conferência foi iniciado com a apresentação cultural do grupo musical Movimento Juventude, que levou ao público presente canções originadas na cultura negra, com arranjos de tambores, violão e berimbau.

Em seguida o público presente acompanhou palestra proferida pela assessora do Governo Federal para Assuntos Federativos, Eunice Léa de Moraes, com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”. Em sua fala, a assessora destacou a importância do momento em que o assunto é debatido em todo o país. “Essa conferência ocorre em uma ocasião oportuna de debate para a população negra, quando buscamos um desenvolvimento para o país sem racismo e baseado no reconhecimento dos direitos das comunidades. Este evento é muito importante e todos vamos querer saber, durante a Conferência Nacional, o que o Tocantins tem a contribuir para a construção da democracia”, destacou.

Para a secretária executiva da Seds, que no ato representou o secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, “um evento como esse, que convoca a sociedade para avaliar políticas públicas governamentais, estimula o protagonismo de cada cidadão, uma vez que coloca a todos na posição de responsáveis pela indicação de caminhos a serem trilhados na superação do racismo em todas as suas formas”.

Ainda estiveram presentes na solenidade de abertura, a defensora pública Elídia Lêda Barros Monteiro; o conselheiro nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cristian Ribas; o secretário extraordinário de Inclusão Social de Palmas; o secretário de Promoção de Igualdade Racial de Paranã; a representante do Grupo de Consciência Negra do Tocantins, Maria da Paz Alves Hortegal; o presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins, Avanilson Ijoraru Karajá; e o representante da Juventude Quilombola do Tocantins, Adenil Martins Silva.

Programação  

Neste sábado a programação começa com as 8 horas, com a exposição de painéis temáticos que vão abrir o debate para assuntos como “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo”, com Márcia Machado, antropóloga professora da Universidade Federal do Tocantins. Outro debate será sobre “Políticas de igualdade racial no Tocantins: avanços e desafios”, com Geraldo Silva Filho, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFT - Campus de Porto Nacional. Ainda serão discutidos temas como “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial”, com o professor da UFT, João Batista; e “Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão”, com o conselheiro nacional de Promoção da Igualdade Racial, Cristian Ribas.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, os grupos de trabalho finalizam as discussões e seguem para a aprovação de propostas e eleição de delegados que levarão as demandas do Tocantins à Conferência Nacional, que ocorre em Brasília, de 05 a 07 de novembro deste ano.

Comentários (0)