Conselho estadual do Fundeb toma posse para o biênio 2020/2022

No total, 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, tomaram posse na manhã desta sexta-feira

Educação dá posse aos 24 conselheiros, entre titulares e suplentes
Descrição: Educação dá posse aos 24 conselheiros, entre titulares e suplentes Crédito: Katriel Bernardes/Governo do Tocantins

Foram empossados nesta sexta-feira, 24, os membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CE-Fundeb/TO). A solenidade foi realizada na sala de reuniões da Pasta, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas. Os conselheiros foram empossados para o biênio 2020/2022 e, durante esse período, têm como função realizar o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos do Fundeb, órgão que tem como principal objetivo acompanhar a aplicação dos recursos vinculados à educação, visando à manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública.

 

Durante a posse, a gestora da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o papel democrático do Conselho e o trabalho realizado nos últimos anos. “A atuação do Conselho foi além da aprovação de contas de um gestor, desenvolveu um trabalho processual e contínuo com diagnósticos, intervenções e de extremo diálogo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes em prol do desenvolvimento da Educação”, ressaltou.

 

Além de parabenizar o trabalho que vem sendo realizado pela entidade, Adriana Aguiar deu boas-vindas aos novos membros. “Que seja uma gestão harmoniosa e próspera. Temos um Colegiado altamente técnico que pode fortalecer muito o trabalho com sugestões de melhorias e da aplicação dos recursos do Fundeb”, pontuou.

 

Ao deixar a presidência do Conselho, Rosy Franca fez um balanço do período em que esteve à frente da entidade. “Conseguimos reestruturar o Conselho e fazer um trabalho democrático. Mantivemos um diálogo importante com a Seduc, de modo que, a partir dos nossos apontamentos advindos das visitas às unidades, conseguimos fazer com que os investimentos nas políticas educacionais e em infraestrutura fossem efetivos nas escolas”, completou.

 

Eleição

 

Após a realização da posse, os novos conselheiros realizaram reunião para eleger o novo presidente do Conselho. Foram eleitas Aldízia Carneiro de Araújo e Maria Solange Rodrigues de Sousa, respectivamente, presidente e vice.  A presidente eleita destacou a sua proposta de trabalho frente ao CE-Fundeb/TO. “Vamos trabalhar primando pela tomada de decisão coletiva, dentro do colegiado, visando a uma gestão com foco na aplicação correta dos recursos, no cumprimento dos prazos. Antes de ser presidente, sou professora e, por ter conhecimento da nossa realidade, a  ideia é fortalecer a execução das políticas públicas voltadas para o financiamento da educação, de modo que o Tocantins avance ainda mais”, ressaltou a nova presidente.

 

Composição do Conselho

 

Representantes dos pais de alunos da educação básica:

 

Titular: Erazine Pinheiro Fonseca

Suplente: Deuzirene Ribeiro da Silva

 

Titular: Pedro Paulo dos Santos Silva

Suplente: Franco Santos Oliveira

 

Representantes dos estudantes da educação básica pública:

 

Titular: Dulce Maria Ribeiro Santos

Suplente: José Henrike de Souza Barros

 

Titular: Taynara Cristina Nunes Silva

Suplente: Thiago Mendonça Arruda

 

Representantes do Poder Executivo municipal:

 

Titular: Lucineide Parizi Freitas

Suplente: Dayana Aires Monteiro de Cantuário

 

Titular: Alessandro Gonçalves Borges

Suplente: Michely Martins Vieira

 

Representantes da seccional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime:

 

Titular: Maria Solange Rodrigues de Sousa

 Suplente: Katiúscia dos Santos Batista

 

Representantes da seccional da União Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE:

Titular: Silvinia Pereira de Sousa Pires

 Suplente: Edson Soares Rodrigues

 

Representantes do Conselho Estadual de Educação:

 

Titular: Aldízia Carneiro de Araújo

 Suplente: Ulissevânia Sales Silva

 

Representantes do Poder Executivo estadual:

 

Titular: Josiel Gomes dos Santos

Suplente: Eusamar Araújo de Sousa

 

Titular: Maristélia Alves dos Santos

Suplente: Élia da Mota Barros Tavares

 

Titular: Lourilene Feitosa Prado

Suplente: Edmilson Bonfim Gabino de Sousa

Comentários (0)