Conta de energia no Tocantins terá redução na tarifa a partir desta quinta-feira, 4

Redução de encargos e eficiência da distribuidora diminuíram a conta de luz

Imagem ilustrativa.
Descrição: Imagem ilustrativa. Crédito: Da Web

A Energisa anunciou nesta terça-feira, 2, que a conta de energia no Tocantins ficará mais barata a partir desta quinta-feira, 4. Os clientes tocantinenses perceberão uma redução média de 0,33%. Para os clientes residenciais (baixa tensão) a redução será de 0,36%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo das indústrias, a redução será de 0,20%. Esta é a primeira redução na tarifa em sete anos. Neste período, ocorreram sucessivos aumentos.

 

O novo ajuste tarifário foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça e devido a redução de encargos setoriais e eficiência da Energisa, o ajuste no Estado permitiu a redução na tarifa.

 

Segundo Dayanni Grassano, gerente de Regulação Econômica da Energisa, essa é a primeira vez em sete anos que haverá uma redução na tarifa do Estado. “o reajuste da tarifa é um processo regulado pela Aneel e previsto no contrato de concessão da empresa. Ele acontece somente uma vez por ano e, no caso do Tocantins, sempre na primeira semana de julho. Esta é a primeira vez, em sete anos, que houve queda na tarifa do Estado”.

 

Ainda segundo a concessionária de energia, a redução será compartilhada com 589 mil clientes em todo o estado.  

 

Uso Consciente

 

Apesar da redução,  Marcio Mário Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins, lembrou que a conta de energia está relacionada ao consumo do cliente e é preciso ter hábitos de consumo eficiente. “A forma como utilizamos a energia impacta diretamente no nosso orçamento familiar e empresarial. Ter atitudes que contribuam para a redução da conta de energia possibilita uma melhor qualidade de vida e deve ser parte da rotina”, comentou.

 

Veja os reajustes na tarifa do Tocantins por ano:

 

  • 2013: aumento de 11,08%
  • 2014: aumento de 10,84%
  • 2015: aumento de 5,88%
  • 2016: aumento de 12,81%
  • 2017: aumento de 6,02%
  • 2018: aumento de 10,13%
  • 2019: redução de 0,33%

 

(Com informações da Energisa)

Comentários (0)