Contra a seca, 9 municípios foram beneficiados com 19 poços artesianos em 2017

Solução para falta d'água é a perfuração de poços; Mesmo assim, segundo a ATS, em período de estiagem podem ainda não atender total demanda devido a baixa vazão

Poços são perfurados visando suprir demanda de cidades do TO
Descrição: Poços são perfurados visando suprir demanda de cidades do TO Crédito: Tacio Pimenta/ Governo do Tocantins

Nove cidades do Tocantins foram beneficiadas com a perfuração de 19 poços artesianos de janeiro a outubro de 2017. Em Conceição do Tocantins foram quatro poços perfurados. A cidade de Divinópolis teve dois poços, assim como Dois Irmãos, Couto Magalhães, Itaporã, Goianorte, Presidente Kennedy e Rio da Conceição. O município de Marianópolis teve um poço perfurado.


Segundo a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), o investimento do Governo do Tocantins visa solucionar o déficit no abastecimento de água nos municípios. São Poços Tubulares Profundos (PTP´s) que somam o investimento total de R$ 2 milhões até outubro, sendo cerca de R$ 120 mil por unidade perfurada.

 

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lembra que em 2015 e 2016 foram beneficiados os municípios de Pium, Pugmil, Itapiratins, Chapada da Natividade, Presidente Kennedy, Conceição do Tocantins, São Valério, Santa Rosa e Silvanópolis, com a perfuração de poços profundos.

 

Solução para falta d'água

 

“Alguns municípios sofrem há anos com a baixa produção de água, como é o caso de Divinópolis. Outros municípios como Santa Rosa, São Valério, Fátima e Jaú do Tocantins serão atendidos com a perfuração de mais PTP’s, por isso os trabalhos são realizados ininterruptamente para atender a todas estas demandas”, garantiu Eder Fernandes, presidente da ATS.

 

Tânia Helena, geóloga da ATS, explica que a solução adotada é a perfuração, mas que em muitos casos, a baixa vazão impede que a quantidade de água seja suficiente para suprir a demanda, sobretudo no período de estiagem.

 

Em outros casos a alta concentração de elementos químicos impede o fornecimento de água, atendendo aos padrões de qualidade preconizados pelo Ministério da Saúde.

 

“Nem sempre, nos pontos locados, é possível encontrar água, como foi o caso de Goianorte e Divinópolis. Por isso, os tipos de formações geológicas nas quais a água subterrânea pode ser encontrada, constituem o objeto de pesquisas detalhado para a utilização eficaz dos recursos hídricos subterrâneos”, explicou a geóloga.

 

(Com informações da Ascom ATS)

Comentários (0)