Contribuição ao Plano de Saúde será de acordo com renda; novo edital abre na terça

Ainda sem valores definidos, o secretário da administração Geferson Barros garante que uma mudança é necessária em 2018 para quem recebe mais de três salários

secretário Geferson Barros
Descrição: secretário Geferson Barros Crédito: Lia Mara

Após anunciar o encerramento do contrato com a empresa Unimed Centro-Oeste e Tocantins, o secretário de Administração do Estado, Geferson Barros, falou com exclusividade ao Portal T1 sobre como o serviço do Plano de Saúde, atual PlanSaúde, funcionará a partir do dia 13 de janeiro do ano que vem, quando encerra o contrato. Geferson certificou que ainda não está definido as novas contribuições, mas que “inevitavelmente será feita alterações ainda em 2018”.

 

O secretário garantiu que uma equipe técnica vem avaliando a situação e que deve ocorrer, sim, um aumento nas contribuições aos servidores, porém, segundo Geferson, esse acréscimo vai depender do quanto o servidor recebe e sua faixa etária.

 

 “Hoje o Estado subsidia quase 70% do plano, o restante é a contrapartida do servidor. Os próprios órgãos de controle já identificaram que isso é um erro. O Estado não pode subsidiar mais que os servidores, tem que subsidiar (o servidor) no mínimo 51%” afirmou.

 

Hoje contribuindo com 32% dos serviços, a partir de 2018, de acordo com Geferson, os servidores que recebem acima de três salários mínimos e algumas faixas etárias pagarão 51%. “A gente elevaria o percentual de contribuição, garantindo que haja uma contribuição maior relacionada a faixa etária e de renda, para que a gente consiga equalizar 51% (servidor) e  49 % (Estado) .

 

Legislação

 

Geferson salientou que os descontos hoje são de 4% a 6% do salário do servidores, sem dependentes, e que os aumentos serão significativos em apenas alguns casos, que vai variar com idade e recebimento, além dos dependentes.  

 

Para esse aumento, o secretário disse que vai depender de uma mudança na legislação estadual e da aprovação do governador Marcelo Miranda. “O governador quer que funcionários de baixa renda não tenham implemento porque podem não permanecer no plano. Seria muito ruim para o atendimento desses usuários que ganham pouco e que é o maior, e sempre foi, foco do PlanSaúde”.

 

Licitação

 

Na próxima terça-feira, Geferson realizará, juntamente com a comissão de transição, reunião para definir edital para a contratação de uma nova empresa que ajudará o Estado na administração do Plano de Saúde.

 

“Lembrando que a gente começou agora a execução direta do serviço, tanto que na segunda-feira próxima (20), o edital de credenciamento da rede será de imediato. Na terça (21) o edital será publicado” ressaltou.

 

O edital lançado na semana que vem será para o cadastro direto dos prestadores de serviços em saúde do Estado, já que a próxima empresa contratada não irá mais atuar como plano de saúde, apenas como auxiliar, como explicou o secretário ao T1. Deve abranger clínicas, laboratórios e hospitais.

 

“O Estado não vai dar conta de absorver de imediato. Vou dar um exemplo: temos que implantar um call-center. Pessoas podem ser prejudicadas, correr até risco de vida e não vamos permitir isso. Vamos contratar uma empresa para ajudar nesse serviço” disse o secretário.

 

Unimed Centro-Oeste e Tocantins

 

A empresa Unimed Centro-Oeste e Tocantins atua como administradora total do PlanSaúde. O Estado apenas repassava sua contribuição e a dos servidores para o plano de saúde dos mesmos. O contrato com a empresa encerra no dia 12 de janeiro.

 

 “Nós temos o contrato ativo até 12 de janeiro, não vai ter suspensão, dia 13 de janeiro já teremos a rede credenciada para que não ocorra a suspensão dos serviços” garantiu o secretário.

Comentários (0)