Copese/UFT divulga conteúdo programático para o vestibular 2019 da Universidade

A seleção de entrada na UFT, a partir do próximo, será de duas formas: 50% das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 50% por meio de vestibular

UFT volta a reaizar vestibular em 2019
Descrição: UFT volta a reaizar vestibular em 2019 Crédito: Divulgação/UFT

A Comissão Permanente de Seleção (Copese/UFT) divulgou nesta segunda-feira, 16, o conteúdo programático para o vestibular do primeiro semestre de 2019 da UFT. A seleção de entrada na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir do próximo, será de duas formas: 50% das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 50% por meio de vestibular e outros processos seletivos. A pauta que modifica o processo seletivo de entrada na UFT foi aprovada pelo Conselho Superior (Consuni).

 

De acordo com o documento divulgado pela Copese, as provas do vestibular avaliarão habilidades para o desenvolvimento de competências, por meio de objetos de conhecimento, de acordo com a Matriz de Objetos de Conhecimento cobrados no Enem 2018. Além disso, a prova também cobrará a redação, história e geografia do Tocantins. O conteúdo está disponível aqui.

 

Avaliação

 

A redação será avaliada com base nos seguintes critérios de adequação relacionados: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Além disso, a fuga total ao tema, a cópia total ou parcial da coletânea dos textos apresentados (quando for apresentada) ou o desenvolvimento de outro tipo de texto, que não o proposto, anulam a redação, informa a UFT.

 

A prova de história do Tocantins abordará: Processo de Povoamento do Estado do Tocantins no século XVIII e XIX; Economia, Cultura e Sociedade no Tocantins: século XVIII aos dias atuais; O Movimento Separatista do século XIX no Estado do Tocantins; Movimentos no Tocantins: a Coluna Prestes e a Guerrilha do Araguaia; Movimentos de criação do Estado do Tocantins: século XVIII até 1988; Diversidades, pluralidades e suas influências no Tocantins: Indígenas, europeus e africanos.

 

E a prova de geografia do Tocantins cobrará aspectos físicos, populacionais e econômicos.

 

Comentários (0)