Corpo de Mateus Jr será velado às 19h na AL; enterro será nesta 6ª, na Paraíba

Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 9, o corpo seguirá para Itaporanga, na Paraíba, cidade natal do jornalista, onde será enterrado pela família

Mateus Júnior estava desaparecido desde o dia 3
Descrição: Mateus Júnior estava desaparecido desde o dia 3 Crédito: Foto: Facebook

Devido ao tempo necessário para preparar o corpo do jornalista Francisco Mateus Júnior para o velório, a funerária informou que só irá liberar o corpo a partir das 19 horas desta quinta-feira, 8, quando Mateus será velado, durante toda a noite, na Assembleia Legislativa do Tocantins, na Praça dos Girassóis. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 9, o corpo seguirá para Itaporanga, na Paraíba, cidade natal do jornalista, onde será enterrado pela família. Nesta sexta também será realizada a missa de sétimo dia em memória ao jornalista, às 19 horas, na Catedral de Palmas. 

 

Na manhã desta quinta a Delegacia de Investigações Criminais (Deic) de Palmas realizou uma entrevista coletiva com a imprensa, na qual os delegados Vinicius Mendes (Deic/TO) e Jéter Aires Rodrigues (1ª DP) repassaram detalhes sobre o crime e a prisão dos envolvidos na morte do jornalista. As investigações são conduzidas desde a segunda-feira, 5, pelo delegado Jéter e pela delegada Liliane Albuquerque, da Deic.

 

corpo de Mateus foi localizado pela Polícia Civil na noite de ontem, 7, após o principal suspeito pelo homicídio ter sido preso, confessar o crime e conduzir os investigadores até o local onde o corpo foi deixado, na zona rural do município de Lajeado. O suspeito, identificado como Braulio Brendom, foi reconhecido por um policial civil em um posto de combustíveis do município de Nova Rosalândia, por volta das 20 horas de ontem.

 

Pesar pela morte

Nas redes sociais, várias pessoas lamentam a morte precoce do jornalista e deixam mensagens de pesar aos familiares e amigos. Notas públicas de pesar são enviadas por instituições, políticos e autoridades, lamentando a morte do profissional.

 

A senadora Kátia Abreu lamentou a morte do amigo. “É com profundo pesar que irmano-me aos familiares, companheiros e amigos do jornalista Mateus Júnior, neste momento de profunda dor pelo seu desaparecimento de forma tão brutal. Como amiga, companheira e admiradora do seu profissionalismo, lealdade, índole e sua extrema capacidade para cativar-nos no dia-a-dia, rogo a Deus que dê forças a todos nós para superarmos sua perda e que o tenha no lugar que merece pela vida, trabalho e ensinamentos que dividiu com todos durante sua permanência junto a nós”.

 

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda também lamentou a morte de Mateus Júnior. “Recebi com tristeza a notícia da morte do jornalista Mateus Júnior. Uma pessoa querida por todos, profissional dedicado e que muito contribuiu para a comunicação no Estado do Tocantins. Neste momento de dor, eu e minha família nos solidarizamos com a família do Mateus e rogamos a Deus o conforto e a superação diante desse momento de profundo pesar”.

 

O Sistema Faet/Senar, em nome do presidente Paulo Carneiro, dos superintendentes do Senar Tocantins, Rayley Luzza, da Faet, Frederico Sodré, dos presidentes dos Sindicatos Rurais do Tocantins e de todos os seus colaboradores, comunicou em nota o grande pesar pelo falecimento “do companheiro de trabalho Francisco Mateus da Silva Júnior, que tanto contribuiu para o fortalecimento desta Instituição a qual foi chefe da Assessoria de Comunicação. Com muita tristeza, todos os colaboradores do Sistema Faet/Senar Tocantins manifestam respeito, admiração e gratidão por este grande amigo, se solidarizando com toda a sua família e amigos, rogando a Deus que lhes dê forças para superar esse momento de dor para todos nós. Temos a certeza de que sua presença, que tanta alegria nos trouxe, sempre será insubstituível. Nossos mais sinceros sentimentos”.

 

O secretário de Comunicação do Estado, Rogério Silva, expressou seu pesar pela morte do jornalista. “Os colegas de imprensa foram obrigados a destacar nos seus canais de comunicação uma notícia que ninguém gostaria de dar: a morte do jornalista Mateus Júnior. Um dos profissionais mais queridos e respeitados do Estado, esse paraibano apaixonado por Palmas e pelo Tocantins teve por aqui uma trajetória brilhante. Atuou em diversos veículos de comunicação, nas assessorias de entidades classistas e no comando das secretarias de Comunicação da Prefeitura de Palmas e do Governo do Tocantins. Distribuía amigos por onde passava. Autêntico, direto, seguro, polêmico e vibrante em tudo que fazia, Mateus Jr. tinha a alegria de viver estampada no rosto e no sorriso largo e generoso. Vai deixar saudades. Porque com ele, parte um pedaço da felicidade de viver aqui... Nossos sinceros sentimentos aos familiares, aos inúmeros amigos e a todos que, neste momento, dividem dessa dor”.

 

A Prefeitura de Palmas também manifestou aos familiares, amigos e colegas do jornalista o grande pesar pelo seu falecimento. “A Prefeitura de Palmas expressa as mais sentidas condolências pela perda memorável desse colega que tanto contribuiu com o seu profissionalismo como secretário municipal de Comunicação nas gestões de Nilmar Ruiz e Raul Filho. Mateus sempre se mostrou comprometido com o trabalho e com a qualidade da informação. Solidarizando com toda a sua família e amigos, rogamos a Deus que lhes dê forças para superar esse momento de dor para todos nós. Nossos mais sinceros sentimentos”.

 

Também em nota, o ex-prefeito de Palmas, Raul Filho e sua família emitiram pesar pela morte do jornalista. “Com grande pesar recebemos hoje a confirmação da partida prematura de Mateus Júnior, após esses dias de espera angustiante. Por um breve, mais suficiente tempo eu e minha família pudemos desfrutar de seu convívio, quando trabalhamos juntos. Desse período trago recordações de um homem íntegro, terno, cujo rosto irradiava alegria e vontade de viver. São estas as lembranças que escolho guardar. Porém, uno-me aos seus familiares e amigos, nessa hora de profunda dor. Peço ao nosso Deus, o Deus da vida, que o tenha recebido com amor e misericórdia e que nos ajude a aceitar sua ausência terrena”.

 

O deputado federal Lázaro Botelho e a deputada estadual Valderez Castelo Branco também lamentaram a morte do jornalista. “Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista, ex-secretário de Comunicação e grande comunicador do Estado do Tocantins Mateus Júnior. Ele havia desaparecido no último sábado e foi encontrado ontem à noite. Neste momento de dor rogamos para que Deus conforte o coração de familiares e amigos, para que todos tenham força e creiam na ressurreição. ‘Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3:16’”.

 

O deputado estadual Wanderlei Barbosa e sua família também emitiram nota de pesar. “É com imenso pesar que recebi a triste notícia do falecimento de nosso querido amigo Matheus Júnior, vítima da crueldade de bandidos. Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. As pessoas são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem o nosso amigo, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames".

 

Paulo Mourão, deputado estadual, também lamentou a morte de Mateus. “É com profundo pesar que lamentamos a morte do jornalista paraibano de nascença e tocantinense de coração, Francisco Mateus Junior. O brutal assassinato de Mateus Junior deixa todos consternados, seus familiares, amigos, companheiros de trabalho, e todos os jornalistas do Estado. Mateus Junior será sempre lembrado por todos pelo profissionalismo, inteligência, lealdade, alegria e bom humor. Que Deus conforte toda a família e amigos, neste momento de dor e possa recebê-lo em seus braços dando-lhe o lugar merecido ao seu lado”.

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) também emitiu nota. “Neste momento de dor pela morte do jornalista Mateus Júnior, a Seciju se solidariza com seus familiares e amigos, como pasta que tem em sua estrutura a área de defesa dos Direitos Humanos e que trabalha contra a intolerância em todos os seus aspectos, e prega o respeito, o amor ao próximo e a dignidade humana. Reconhecemos, notadamente, a importante contribuição do jornalista para o engrandecimento da Comunicação no Tocantins, deixando registrado seu nome, com louvor na história desse Estado. Que Deus estenda sua luz Divina sobre esse tão querido filho”.

 

Uma nota também foi enviada pela Fecomércio. “É com grande pesar que o Sistema Fecomércio Tocantins lamenta a precoce partida de Francisco Mateus Júnior. O jornalista, que prestou serviços para a instituição, sempre demonstrou competência e profissionalismo. Respeitado pela enorme contribuição à comunicação do Estado do Tocantins, seu legado será lembrado sempre por colegas com os quais trabalhou, amigos e família. A Fecomércio está de luto e se solidariza aos familiares, desejando condolências”.

 

A Secretaria de Estado da Saúde também emitiu nota. “Neste momento de dor, a Secretaria de Estado da Saúde manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista Mateus Junior, que sempre exerceu com profissionalismo e dedicação exemplar a função de comunicador no Estado do Tocantins. A Secretaria de Saúde manifesta sua solidariedade à família, aos amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que conforte seus corações”.

 

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária divulgou uma nota onde afirma que “é com grande pesar que lamenta o falecimento do jornalista Mateus Júnior. O jornalista, que estava à frente da assessoria da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins era parceiro nos eventos e atividades promovidas em prol do desenvolvimento rural do Estado, onde sempre demonstrou competência e profissionalismo. Respeitado e reconhecido pela contribuição à comunicação do Estado do Tocantins, será lembrado sempre por colegas, profissionais técnicos, amigos e familiares. A Secretaria de Agricultura manifesta sua solidariedade à família e aos amigos rogando a Deus que conforte seus corações”. 

 

O deputado estadual Zé Roberto também se manifestou por meio de nota, lamentando o falecimento do jornalista. “É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do companheiro jornalista Mateus Júnior. Lamento sua partida tão precoce, mas tenho certeza que ele deixa seu exemplo às gerações de jornalistas tocantinenses. Neste momento de dor, quero solidarizar-me com sua família e com todos os companheiros que com ele conviveram. Que o amor possa fortalecer os corações de todos para suportar e superar a falta”, afirma o deputado.

 

Entenda

O jornalista estava desaparecido desde o último sábado, 3, quando foi visto pela última vez. Na manhã de segunda, a funcionária que trabalha na casa do jornalista desde 2009, encontrou a residência toda revirada. De acordo com informações repassadas à polícia, Mateus Júnior foi visto comprando cigarro em um mercado da quadra onde ele mora por volta do meio dia. Um dos vizinhos relatou que percebeu movimento de pessoas na piscina da casa do jornalista até o final da tarde do sábado.

 

A funcionária do jornalista, que registrou o boletim do desaparecimento ainda pela manhã de segunda, afirmou que quando chegou ao local o portão estava trancado, no entanto, a porta da frente da casa estava aberta. A porta do quarto que dá acesso à piscina também estava aberta, conforme relatou a empregada. Segundo informações preliminares alguns pertences do jornalista foram levados da casa.

 

A Polícia Militar da cidade de Porangatu, no estado de Goiás, localizou na manhã de terça-feira, 6, o veículo Honda City, Cinza, modelo 2009, placa MXB 7638, do jornalista. O carro estava abandonado próximo à rodoviária da cidade e estava vazio.

 

Profissional reconhecido no Tocantins

Entre suas atuações no jornalismo tocantinense, Mateus Júnior já foi secretário de Comunicação do Governo do Estado, secretário de Comunicação da Prefeitura e Palmas e atualmente trabalhava na assessoria de comunicação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

(Atualizada às 16h12)

Comentários (0)