Correios faz mutirão para entrega de correspondências neste final de semana

Araguaína, Gurupi e Palmas terão mutirão de entrega de correspondências. Empresa diz que 20,93% dos empregados dos Correios do Tocantins estão trabalhando normalmente...

Neste final de semana, dias 21 e 22, os Correios realizarão mutirões nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, para colocar em dia a entrega de correspondências à população, parte do Plano de Continuidade de Negócios. Segundo a empresa, a entrega de encomendas não foi afetada pela paralisação e por isso não está inclusa no multirão.

Nesta sexta-feira, 20, 93% dos empregados da Diretoria Regional do Tocantins estão trabalhando normalmente. De acordo com informações da empresa, o número de empregados que aderiram à paralisação diminuiu, sendo que na última sexta-feira, 13, o percentual era de 15 % de adesão e hoje é de 7%.

Ainda conforme informou os Correios, a rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte e Bauru/SP não há paralisação — com esses sindicatos, os Correios já assinaram acordo, que foi protocolado no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na quarta-feira (18).

 

Greve no Tocantins

Segundo informou a assessoria de comunicação dos Correios do Tocantins, a empresa empreendeu todos os esforços junto ao Sindicato (Fentect) para fechar o acordo, mas neste momento não ocorre negociação.  Eles defedem que a federação recusou-se a dialogar durante a audiência de conciliação no TST e preferiu deflagrar paralisação parcial, levando ao dissídio. Os Correios aguardam a definição da data do julgamento, o que não impede, segundo a empresa, que outros sindicatos aceitem a proposta oferecida pela empresa e assinem o acordo.

A proposta anunciada pelos Correios é de  reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%) e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.

No plano de saúde, segundo informou a empresa, os Correios já asseguraram que todos os atuais direitos dos trabalhadores estão garantidos, manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados), cobertura de procedimentos, rede credenciada e percentual de compartilhamento. Não haverá nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados.

Sobre a entrega matutina, a ECT já assumiu o compromisso de ampliar a entrega matutina, hoje realizada em três Estados, incluindo o Tocantins.

A empresa frisou ainda que os Correios contrataram mais de 19 mil novos trabalhadores do concurso público de 2011 e que a ECT continua contratando normalmente, pois ainda há cadastro de aprovados na maior parte do Brasil, com validade até 2014, e já trabalha na realização do próximo concurso.

Comentários (0)