Creci defende que golpe na venda de lotes não é praticado por corretores

O presidente do Creci, Valdeci Yase, sustenta que os golpes tem sido aplicados por pessoas que se passam por corretores e exercem a profissão ilegalmente. Nos últimos dias a polícia abriu investigações para apurar denúncias de venda irregular de lote

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (Creci-TO)  e conselheiro do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Valdeci Yase Monteiro, informou ao Portal T1 Notícias que o golpe de venda de lotes na Capital não está sendo praticado por corretores de imóveis.

 

De acordo com Valdeci, somente em Palmas existem cerca de 600 corretores cadastrados no Creci. No Estado são cerca de 1.900 profissionais. “Esse golpe que está sendo aplicado não é coisa de corretor. É coisa de ladrão. Corretores de imóveis não fazem isso”, sustentou.

 

Para o presidente do Creci, apesar da fiscalização do órgão, tem gente que se passa por corretor para exercer ilegalmente a profissão. “É importante que a pessoa, quando for fazer a compra de um imóvel faça com um corretor credenciado e se certifique que ele está regularizado junto ao Creci”, argumentou.

 

Ainda de acordo com o presidente, às vezes a pessoa pensa que está fazendo um excelente negócio na compra de um imóvel e não toma as precauções necessárias para evitar este tipo de golpe.

 

Fiscalização

Valdeci Monteiro lembrou que o órgão tem intensificado a fiscalização e, quando alguém é pego exercendo ilegalmente a profissão, é notificado e denunciado ao Ministério Público, além de ser feito um boletim de ocorrência na polícia.

 

O golpe

Nos últimos dias a polícia abriu investigações para apurar denúncias segundo as quais pessoas estariam vendendo lotes na Capital, dos quais não são os verdadeiros proprietários.

 

Pelo menos duas vítimas já teriam procurado a polícia para denunciar o golpe. Uma delas, após receber a escritura acabou verificando que o terreno tinha outro dono.

 

A quadrilha que aplica os golpes seria composta por pelo menos oito pessoas e agiria também em outras cidades do Estado. Dois integrantes da quadrilha já teriam sido identificados pela polícia.

 

Abordagem

Segundo as informações, a pessoa interessada em comprar terreno é abordada pelos integrantes da quadrilha oferecendo lotes por preço muito abaixo da cotação de mercado.

 

A transação normalmente ocorre através de procuração feita em cartório de outro município, daí quando a vítima vai registrar a escritura acaba percebendo que caiu num golpe e que não comprou o terreno do verdadeiro dono.

 

 Mudança na lei

O presidente do Creci defende uma mudança na legislação para garantir maior segurança nas transações de imóveis.

 

De acordo com Valdeci Monteiro, o Conselho Federal de Corretores de Imóveis está atuando junto ao Congresso Nacional no sentido da aprovação de uma lei que exija a assinatura de um corretor no ato da assinatura de um contrato de compra e venda de imóveis.

 

“A assinatura de um corretor devidamente identificado com nome e número da sua inscrição junto ao Creci vai dar maior garantia para quem está comprando o imóvel e coibir o exercício ilegal da profissão”, sustentou.

 

 Aguardando contato

Portal T1 Notícias está tentando ouvir a delegada Luciana Coelho a respeito das investigações sobre o golpe na venda de lotes na Capital. Nesta manhã a delegada participa de reunião na Secretaria de Segurança Pública.

 

 

 

Comentários (0)