Cultura do Tocantins faz mapeamento visando fortalecer segmento e artistas

Até julho, 22 cidades das regiões norte e sudeste foram mapeadas, por meio de visitação in loco, com rodas de conversa com artesãos e gestores culturais.

Álvaro Júnior defende a participação social.
Descrição: Álvaro Júnior defende a participação social. Crédito: Adetuc - Divulgação

A Superintendência de Cultura da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem atuado no recadastramento de artistas de vários segmentos e no levantamento das necessidades dos municípios em relação à produção do artesanato e as tradições culturais de todas as regiões do Estado, por meio do projeto Choque Cultural.

 

Até julho, 22 cidades das regiões norte e sudeste foram mapeadas, por meio de visitação in loco, com rodas de conversa com artesãos e gestores culturais e aplicação de questionários. O trabalho terá sequência no segundo semestre. “É papel do Estado e das prefeituras buscar as condições ideais para o desenvolvimento e o escoamento dessa produção”, defende o gerente de Fomento e Promoção da Cultura, Álvaro Júnior.

 

O projeto Sexta Cultural, outra ação que marcará o retorno dos grandes eventos de estímulo à produção artística regional, foi elaborado no primeiro semestre e terá seis edições em Palmas a partir de agosto, reunindo música, artesanato, gastronomia, literatura e outras manifestações culturais na praça do Memorial Coluna Prestes.

 

Por sua vez, o Memorial voltou a ter uma agenda de atividades, que incluiu participação na Semana Nacional de Museus e a exposição em homenagem ao senador Siqueira Campos, em parceria com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wagner Praxedes, que atraiu cerca de 6 mil visitantes.

 

O fomento à participação tocantinense nas feiras de artesanato de âmbito nacional, com peças em capim dourado, fibras, madeira, sementes e muitas outras matérias-primas que compõem a riqueza da produção artesanal tocantinense é outra missão do setor. No primeiro semestre, artesãos e associações selecionadas por edital foram levados a Brasília e Pernambuco.

 

Em nível estadual, o artesanato local também conquistou os visitantes do Espaço Empresarial na Agrotins. Álvaro Júnior lembra ainda que foram necessários dois meses para organizar a exposição fotográfica com o tema “Potencial Turístico e Cultural do Tocantins”, em uma parceria entre o Governo , por meio da Adetuc, e do deputado federal Tiago Dimas, que levou 14 imagens do Estado para o principal corredor de acesso ao plenário da Câmara do Deputados.

 

Já a participação social, por meio do grupo Amigos do Palacinho, estimulou ações importantes voltadas para a recuperação do Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, que abrigou a primeira sede oficial do Governo e tem passado por obras que resultarão em um espaço mais democrático, com várias possibilidades de utilização, além de resguardar o acervo histórico e cultural tocantinense.

 

 

Comentários (0)