Cumprindo ordem judicial, ATS perfura poço de 294 metros em Presidente Kennedy

Após Justiça acatar mandado de segurança expedido pelo MPE e publicar decisão favorável, a ATS perfurou nesta quinta um poço artesiano na cidade de Presidente Kennedy. Poço passa por testes

ATS perfura poço em Presidente Kennedy
Descrição: ATS perfura poço em Presidente Kennedy Crédito: Foto: Luiz Henrique

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em cumprimento à decisão judicial, perfurou nesta quinta-feira, 4, um poço artesiano com 294 metros de profundidade em Presidente Kennedy, a cerca de 250 quilômetros e Palmas.  Os investimentos da Agência, no valor de R$ 160 mil visam melhorar o fornecimento de água na cidade, tendo em vista que um dos dois poços já existentes está com a vazão comprometida.

 

A cidade tem mais quatro mil habitantes e conta com mais de 1100 ligações ativas de água. Na parte alta, chamada de Setor da Torre, o produto chega com menor pressão. De acordo com a ATS, espera-se que, a partir de agora, com o novo poço, a realidade mude.

 

Segundo um dos técnicos que atendem Presidente Kennedy, o poço antigo foi perfurado em 1988, chegou a ter vazão de 20 metros cúbicos por horas, mas hoje essa medida é de aproximadamente oito metros cúbicos por hora. “Essa vazão é pouca para a quantidade consumida em Kennedy”, explicou Eder Fernandes, presidente da ATS.

 

A ATS esclareceu que o novo poço, apesar de ter a perfuração concluída, está em fase de teste, e técnicos estão avaliando sua capacidade. Serão 24 horas de estudos para elaboração de laudo. Até então, a vazão está na casa dos 25 metros cúbicos.

 

Expectativa

Moradores da cidade estão ansiosos com a chegada do novo investimento, que vai garantia água de qualidade e constante para a cidade. “Sem água ninguém vive e fico muito feliz com o novo poço, pois esses dias estão difíceis sem água. Água em primeiro lugar e aqui usamos para fazer tudo, lavar roupa, comida, limpar casa. Com o novo poço a coisa vai mudar”, disse Carmita Lopes da Silva, dona de casa.

 

Pioneiro em Presidente Kennedy, o cabeleireiro Onésio Teixeira dos Santos também torce para que tudo dê certo e vazão tão esperada seja confirmada com o novo poço. “A gente tem fé em Deus que agora o problema vai se resolver”, concluiu.

 

(Com informações da ATS)

Comentários (0)