Curso operacional é ofertado pela primeira vez a servidoras do sistema penitenciário

O CAOP será ofertado para 40 servidoras do Sispen para padronizar os procedimentos de rotina e fortalecer a segurança de reeducandos e agentes nos estabelecimentos penais.

Crédito: Divulgação

O Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário – CAOP foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 18, com o objetivo de qualificar o público feminino do Sistema Penitenciário do Tocantins (Sispen), na modalidade semi-internato. 

 

Com certificação de 62h/aula, e encerramento previsto para o dia 22 de fevereiro, a capacitação será ofertada para 40 servidoras do Sispen, em Palmas. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciário e Prisional do Tocantins (Esgepen), pretende padronizar os procedimentos de rotina e fortalecer a segurança de reeducandos e agentes nos estabelecimentos penais. “Temos a expectativa que as agentes prisionais apliquem os conhecimentos adquiridos nas suas funções no dia a dia de suas respectivas unidades”, explicou a coordenadora pedagógica e analista em Defesa Social, Luciana Porto.

 

O gerente da Esgepen, Daniel Rodrigo Araújo, informou que essa é a primeira vez que um curso específico para as servidoras do Sistema é ofertado. O desejo é de trabalharmos juntos para eliminarmos os preconceitos institucionalizados na sociedade”, destaca.

 

Capacitação

 

As aulas envolverão imobilização tática, instrução com calibre 12 e ponto 40, uso correto de tonfas e todas as ações que envolvam as atividades desenvolvidas por agentes prisionais.  “O público feminino encarcerado tem evoluído e para melhor atendê-lo temos que capacitar as agentes que executam a política de atendimento”, explicou Leandro Monteiro, instrutor do CAOP.

 

“A base doutrinária deste curso é a intervenção tática, treinamento físico funcional e tático, corregedoria, armamento e tiro, manutenção de armamentos, dentre outros. Ter atividades específicas voltadas para as mulheres é prepará-las para intervenções e potencializá-las em suas atividades”, ressaltou o superintendente do Sispen, Orleanes Sousa Alves. "É só o início. Virão outras turmas. Logo em seguida, teremos outros CAOP’s para atender ao público feminino também no interior”, informou. 

 

(Com informações da Secom - Governo do Tocantins)

Comentários (0)