Defensoria alega falta de informações e representa contra o secretário de Saúde

Segundo a DPE, o Estado tem se negado a cumprir ordens em relação à saúde além de não prestar informações. Além disso, representação apontar “total desinteresse do secretário”

DPE protocola representação contra Musafir
Descrição: DPE protocola representação contra Musafir Crédito: Foto: Divulgação

O Secretário Estadual de Saúde do Estado do Tocantins, Marcos Esner Musafir, está sendo alvo de uma representação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) por suposto ato de improbidade administrativa.

 

O Ofício/Nusa/DPTO nº 297/2016 foi enviado ao Procurador Geral de Justiça na sexta-feira, 11, e considera os inúmeros casos de descumprimento de ordem judicial ocorridos na gestão do Secretário Estadual de Saúde do Estado do Tocantins, Marcos Esner Musafir, objetivando assim resguardar a vida e o cumprimento da legislação brasileira.

 

De acordo com documento do núcleo, frequentemente a situação da saúde pública no Tocantins vem sendo acompanhada por meio de ofícios, requerimentos, ações e decisões judiciais, para alcançar uma melhoria nas condições de atendimento ao cidadão. No entanto, a DPE ressalta que em boa parte dos casos, há o descumprimento de ordens e a falta de informações por parte do Governo do Estado.

 

Conforme o ofício, o secretário é ordenador de despesa e responsável pela aplicação de recursos públicos estaduais destinados a implementação das ordens judiciais que determinam prestações específicas nessas áreas.

 

Descumprimento

A Defensoria aponta que, ao buscar a efetividade das ações propostas com o objetivo de assegurar o tratamento de pacientes na rede estadual de saúde, os descumprimentos acontecem diversas vezes em um mesmo processo, mesmo após a intimação pessoal do gestor. “O descumprimento deliberado de ordem judicial ceifou e ceifará a vida de vários cidadãos por falta de um atendimento mínimo de saúde. O núcleo expede, diariamente, expedientes tentando viabilizar a resolução dos impasses pela via administrativa, todavia, se torna infrutífero por total desinteresse do secretário, na maioria das vezes”, complementa o documento.

 

Sesau responde

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) diz que, “em razão da crise financeira pela qual passam o País e o Estado, por vezes, não há condição financeira de atender da forma que se deseja todas as demandas apresentadas”.

 

A Sesau reforça ainda que vem trabalhando para cumprir as demandas judiciais recebidas por ela.

 

Leia a nota na íntegra:

Secretaria de Estado da Saúde

 

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que respeita as instituições, órgãos de controle e Judiciário, no entanto, em razão da crise financeira pela qual passam o País e o Estado, por vezes, não há condição financeira de atender da forma que se deseja todas as demandas apresentadas.


Somente de janeiro a agosto deste ano, 3.143 demandas judiciais foram recebidas pela Secretaria de Saúde. Atualmente, apenas um quarto dessas demandas ainda está para ser cumprida, o que demonstra o empenho desta gestão em garantir o atendimento e acessibilidade para os usuários do sistema público de saúde do Tocantins.


Palmas, 17 de novembro de 2016.

 

 

(Com informações da Ascom DPE)

 

(Atualizada às 18h20 do dia 17 de novembro)

 

Comentários (0)