Defensoria fará mutirão para ajudar Justiça a agilizar cálculo penal de presos

Força-tarefa terá início na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), que conta atualmente com 639 presos e tem a capacidade para 260.

DPE promoverá força-tarefa
Descrição: DPE promoverá força-tarefa Crédito: Divulgação

Com objetivo de auxiliar o sistema de justiça na celeridade do cálculo penal de detentos das prisões do Tocantins, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) anunciou que vai realizar uma força-tarefa que contará com participação de toda a equipe da execução penal, sob a coordenação do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa do Preso (Nadep).

 

A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 13, em Palmas e contou com a participação de 15 defensores públicos da Capital e interior do Estado que atuam na Execução Penal, o defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, e o defensor público-geral nomeado, Murilo da Costa Machado.

 

De acordo com a DPE, a força-tarefa terá início na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), que conta atualmente com 639 presos e tem a capacidade para 260.

 

Superlotação

A Defensoria já realizou diversas denúncias para combater a superlotação nas unidades prisionais do Tocantins. Atualmente, dos cerca de 3.500 presos, 90% destes são assistidos da Defensoria Pública.

 

Força-Tarefa

A DPE esclareceu que uma das metas é dar encaminhamento aos pedidos de liberdade provisória, relaxamento de prisão, progressão de regime, saída temporária, entre outros. De acordo com o defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, a força-tarefa é um reforço às providências já adotadas, onde serão reiterados pedidos já enviados ao Poder Judiciário mediante reapresentação de cálculos atualizados, no intuito de que os pleitos apresentados à execução penal sejam apreciados em prazo razoável.

 

Medidas de Segurança

Quanto à segurança nas unidades prisionais, a DPE afirmou que ainda no ano de 2015, foi protocolada a Recomendação 004/2015 à Secretaria Estadual de Defesa e Proteção Social (Sedeps), solicitando medidas para garantir a segurança dos presos, como separação dos presos provisórios dos condenados, a criação de cela especial para os crimes de violência doméstica e pensão alimentícia ou, na ausência de espaço próprio, que fosse assegurada a permanência no cômodo onde ficam alojados os presos que trabalham na Unidade Prisional e a construção urgente de no mínimo dez celas para abrigar os presos do seguro.

 

(Com informações da Ascom DPE)

 

Comentários (0)