Desabamento em gruta próximo a Santa Maria deixa 10 mortos e 7 pessoas feridas

Cerca de 50 pessoas participavam de uma missa no local conhecido como Casa de Pedra, em celebração ao dia de Todos os Santos, comemorado sempre no dia 1º de novembro na região.

Fiéis participavam de missa na gruta
Descrição: Fiéis participavam de missa na gruta Crédito: Reprodução/Whatsapp

Dez pessoas morreram no desabamento de uma gruta localizada em uma fazenda a 10 km do município de Santa Maria nesta terça-feira, 1º. A secretaria de Saúde do Estado confirmou que pelo menos sete pessoas ficaram feridas no desastre, sendo que duas deverão ser encaminhadas ao Hospital Geral de Palmas (HGP) por terem sofrido fratura exposta. Os fiéis que estavam no local para participar de uma celebração religiosa tradicional.

 

Conforme informações preliminares apuradas pelo Portal T1 Notícias, cerca de 50 pessoas participavam de uma missa no local conhecido como Casa de Pedra, em celebração ao dia de Todos os Santos, comemorado sempre no dia 1º de novembro na região. 

 

O Corpo de Bombeiros informou ao T1 que três equipes de Colinas do Tocantins se deslocam para o local para atuar no resgate das vítimas. O socorro às vítimas foi iniciado pelos próprios moradores da cidade e os feridos estão sendo encaminhados ao Hospital Regional de Pedro Afonso, de Guaraí e algumas trazidas para o Hospital Geral de Palmas (HGP).

 

De acordo com a prefeita do município, Helen Ruth, das 10 pessoas que faleceram, três residiam em Santa Maria, duas em Pedro Afonso e as outras cinco moravam em Itacajá. Helen informou que até o final da tarde a prefeitura deve se manifestar sobre a tragédia por meio de nota. 

 

Feridos

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), até às 16 horas, cinco vítimas do desabamento deram entrada no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRP). Segundo a secretaria, as vítimas estão estáveis e recebendo atendimento adequado.

 

De acordo com a nota da Sesau, outras duas vítimas que tiveram fratura exposta foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e para unidade privada da Capital.  “O HGP continua com equipe a postos, aptas em colocar em prática o Plano para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Dez pessoas morreram no local”. 

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

 

Nota à Imprensa

A Secretaria de Estado da Saúde informa que até às 16 horas desta terça-feira, 1, deram entrada no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRP) cinco vítimas de um desabamento ocorrido em gruta no município de Santa Maria, região de Pedro Afonso. As vítimas estão estáveis e recebendo atendimento adequado.

Outras duas vítimas que tiveram fratura exposta foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e para unidade privada da Capital.  O HGP continua com equipe a postos, aptas em colocar em prática o Plano para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Dez pessoas morreram no local. 

O desabamento ocorreu numa gruta no município de Santa Maria. Um grupo de religiosos participava de uma celebração tradicional realizada sempre no Dia de Todos os Santos na gruta conhecida como Casa de Pedra quando parte do local ruiu.

Palmas, 01 de novembro de 2016.

 

A Prefeita de Santa Maria do Tocantins emitiu uma nota de pesar lamentando o acidente ocorrido na gruta.

 

Confira a nota abaixo:

 

NOTA DE PESAR

A Prefeita de Santa Maria do Tocantins, com muita dor e pesar, lamenta o trágico acidente ocorrido na “Gruta Casa de Pedra”, região de São João, Município de Santa Maria do Tocantins, onde fieis encontravam-se em orações e agradecimento, o qual custou à vida de 10(dez) pessoas. Se une às famílias e amigos dos falecidos, pedindo a Deus que os conforte nesse momento difícil e de extrema dor.

Estendemos os nossos mais sinceros votos para a completa e rápida recuperação de todos os feridos, colocamo-nos solidariamente a disposição para qualquer ajuda necessária. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas e todo o povo de Santa Maria do Tocantins. 

Santa Maria do Tocantins, 01 de novembro de 2016.

Helen Ruth de Freitas Souza

 Prefeita Municipal

 

(Atualizada às 17h43)

Comentários (0)