Detran-TO terá que pagar mais R$ 15 mil a morador do MA que foi preso após erro

Homem acabou sedo preso por uma suposta adulteração na placa de sua motocicleta, adquirida no Tocantins, que teria sido confeccionada com um erro pelo Detran

Erro em placa causou prisão de morador do Maranhão
Descrição: Erro em placa causou prisão de morador do Maranhão Crédito: Divulgação

A Justiça do Tocantins condenou na última sexta-feira, 13, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) a pagar R$ 15.932 por danos morais e materiais a um morador de Estreito (MA) que acabou sedo preso por uma suposta adulteração na placa de sua motocicleta, adquirida no Tocantins, que teria sido confeccionada com um erro.

 

A vítima teria sido surpreendida em um posto de gasolina na cidade de Estreito, por policiais rodoviários federais, que questionaram a propriedade do veículo. Ao verificarem a documentação, os policiais constataram que os números do chassi e do motor estavam de acordo com os documentos, mas placa do veículo não.

 

Inocente no caso, o homem foi levado à delegacia, onde esclareceu que tinha comprado o veículo no Tocantins há dois anos e não tivera problemas até então. Mesmo assim, ele ficou preso por mais de 24h e só saiu da prisão após o pagamento de fiança.

 

A defesa então constatou o erro na confecção da placa, que foi reconhecido pelo Detran-TO via ofício expedido pela diretoria geral do órgão e encaminhado ao proprietário da moto.

 

O juiz Roniclay Alves de Morais argumenta, na decisão, que houve falha na prestação do serviço por parte do Detran. “Desse modo, resta demonstrada a falha na prestação do serviço bem como o nexo de causalidade, pois a conduta do requerido foi a causa da apreensão do veículo, da prisão do autor e dos alegados danos materiais e morais suportados”.

Comentários (0)