Dia D de vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado, 20

Salas de vacinas de todo o Estado estarão abertas para atualização da caderneta de vacinação

Crédito: Mariana Ferreira

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado, 20. É a oportunidade para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o objetivo é imunizar 95% das crianças de 1 a 5 anos (99.170 no Tocantins) contra a poliomielite e ampliar o número de vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos (409.000 pessoas).

 

A recomendação para os 139 municípios é de que todas as salas de vacinas estejam abertas para receberem a população. “Além da poliomielite, as mais de 300 salas de vacinas estão abastecidas de outros imunizantes e insumos necessários para que haja a atualização da caderneta vacinal”, explicou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

 

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, lembrou da importância da imunização para o controle de doenças e a qualidade de vida da população. “A imunização é a arma mais poderosa que temos contra diversas doenças, inclusive evitando a superlotação de hospitais. Por isso, convido toda a nossa população para comparecer a um posto de saúde e atualizar sua carteira de vacina. Além disso, é a oportunidade de imunizar nossas crianças. Façamos uma corrente do bem”, enfatizou o gestor.

 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, ressaltou que “estamos com índices muito abaixo do esperado para imunização de crianças e adolescentes, e isso nos preocupa. É ideal que os pais façam sua parte e levem seus filhos até um posto de vacinação neste sábado”, finalizou.

Comentários (0)