Dia do Farmacêutico é comemorado nesta segunda, 20

No semana em que se comemora o Dia do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRFTO) programou uma série de palestras, minicurso, além de outras ações.

Crédito: Divulgação

Em todo o país, em 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos em 20 de janeiro de 1916. O dia homenageia o profissional formado no curso superior de Farmácia, que é responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e pela defesa do uso racional de medicamentos. Nesta segunda-feira, profissionais que atuam nas mais diversas vertentes da Farmácia no Tocantins, lembram a importância da data e declaram o amor pela profissão. É o exemplo de Denise Ferreira da Costa, farmacêutica do Hospital IOP, em Palmas, que aprendeu ainda criança a sonhar com este ofício.

 

“Venho de uma família de farmacêuticos, meu pai sempre atuou em farmácias, é um dos pioneiros da profissão no Tocantins, cresci nesse ambiente e sempre sonhei em atuar neste ramo. Quando comecei a trabalhar na área hospitalar é que me identifiquei mais ainda e já são seis anos somente nesta função. Hoje, me vendo trabalhar com satisfação, minha filha já pensa em buscar esta profissão também”, conta Denise.

 

No Dia do Farmacêutico, Denise destaca que a função exige muito conhecimento e contribui diretamente para salvar vidas todos os dias. “Aqui trabalhamos diretamente dando suporte à internação e ao centro cirúrgico do Hospital IOP, uma unidade hospitalar de grande referência para todo o Tocantins. Então nós atuamos diretamente na atenção ao paciente, prestando apoio a todas as equipes de médicos, enfermagem, técnicos, ajudando verdadeiramente a salvar vidas. Nosso trabalho faz toda a diferença no hospital, pois damos um apoio ao paciente internado, ele precisa do medicamente certo, na hora exata, e tudo isso contribui para a melhoria de sua saúde. Neste dia, desejo a todos os colegas que o nosso trabalho fortaleça a classe e valorize ainda mais a nossa profissão. Parabéns a todos os farmacêuticos!”, afirma.

 

Semana do Farmacêutico 2020

 

No semana em que se comemora o Dia do Farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRFTO) programou uma série de palestras, minicurso, além de uma programação que inclui sorteios de brindes entre outras ações para parabenizar o profissional.

 

As palestras contam com a participação dos farmacêuticos de todo o Estado. Todas elas têm um objetivo em comum: reforçar a importância do trabalho de farmacêuticos enquanto profissionais comprometidos com a saúde. De acordo com a diretoria do Conselho a programação também será estendida as seccionais de Araguaína ( 12 a 14 de fevereiro) e Gurupi (18 a 20 de março).

 

Programação:

 22 de janeiro de 2020

19h – Palestra 1

“Regulação Sanitária – que caminhos seguir para atender a nova legislação” 

Palestrante: Dr. MARCIO TREVISAN (Inspetor Sanitário da Vigilância Sanitária)

20h15 – Coffee break

20h30 – Palestra 2

“O Farmacêutico Esteta protagonizando resultados no mundo da Estética

Palestrante: Dra. Zoraide Vieira dos Reis

 

23 de janeiro de 2020

19h – Minicurso

“Atualização Terapêutica – Perspectivas de novos Medicamentos no Tratamento da Gota e Hiperuricemia” 

Palestrante: DR. HEBERT LIMA BATISTA

20h15 – Coffee break

20h30 – Continuação do minicurso    

 

24 de janeiro de 2020

Manhã

8h30 – Palestra 1

“Farmaceutico: E agora, como ter sucesso?

Palestrante: DR. AMILSON ALVARES          

9h45 – Coffee break

10h – Palestra 2

 “O Farmacêutico Clínico no atendimento a doenças autolimitadas”   

Palestrante: DR. VANDERSON MAFRA       

 

Tarde

14h – PLENÁRIA 

          Lançamento da Cartilha do Farmacêutico Esteta do Tocantins

          Lançamento do Programa CAPACIFAR

          Homenagem Destaque no Segmento Farmacêutico

Comentários (0)