Dia Nacional da Construção Social estima realizar 45 mil atendimentos

A 5° edição do Dia Nacional da Construção Social acontece neste sábado,18, na Escola da Construção Civil Padre Josimo (301 Norte Av.LO 08) em Palmas. A meta é realizar 45 mil atendimentos gratuitos para um público de 5.000 pessoas de 09 às 16 horas,

Trezentos voluntários de cerca de cinquenta instituições parceiras estão envolvidos na realização da 5ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento dedicado à promoção da saúde, lazer e cidadania do trabalhador da construção civil e familiares, que acontece neste sábado, 18, na Escola da Construção Civil Padre Josimo (301 Norte Av.LO 08) em Palmas.  A meta é realizar 45 mil atendimentos gratuitos para um público de 5.000 pessoas de 09 às 16 horas, horário de duração do evento.

 

O tema deste ano é “A Valorização dos Trabalhadores da Indústria da Construção”. A promoção nacional do evento é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que o desenvolve em 28 cidades simultaneamente por meio de suas entidades associadas. No Tocantins, a realização é do Sindicato das Indústrias da Construção Civil – SINDUSCON/TO por meio do Serviço Social da Indústria da Construção – SECONCI Tocantins com o apoio das entidades que o formam o Sistema FIETO (SESI, SENAI, FIETO e IEL).

 

O objetivo é proporcionar ao trabalhador da construção melhoria na qualidade de vida por meio de ações sociais. Para isso, serão oferecidos serviços como o Circuito da Saúde, circuito de recreação, assistência jurídica, corte de cabelo, gastronomia, moda, exposição de animais peçonhentos, vacinação, sorteio de brindes, dentre outros. Neste dia também será realizada a etapa prática do Desafio do Trabalhador da Construção Civil, competição que põe à prova os conhecimentos técnicos dos profissionais deste segmento que podem ganhar até mil reais de premiação. Para participar, os trabalhadores devem levar documentos de identificação e carteira de trabalho.

 

“Este evento vem somar com os esforços do SINDUSCON de valorizar este profissional tão importante para a economia do país que é o trabalhador da construção civil. Mais do que lutar por uma remuneração justa, condições seguras de trabalho, dentre outras bandeiras, nós procuramos destacar a importância de um bom convívio social entre esses trabalhadores que podem levar suas famílias e usufruir de serviços em prol de sua saúde, educação e exercício de sua cidadania”, explica o presidente do SINDUSCON/TO, Paulo Eduardo Tavares.

 

Novidades

 

O DNCS abriga este ano uma competição diferente que coloca à prova os conhecimentos técnicos dos profissionais da construção: o Desafio do Trabalhador da Construção Civil. Mais de 40 trabalhadores já participaram da primeira etapa, prova teórica, realizada no último dia 14, quando foram selecionados os 22 participantes da etapa prática que acontece durante o DNCS.

 

Os trabalhadores concorrem a prêmios de até mil reais para os primeiros colocados das seguintes categorias: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Construção em Alvenaria, Eletricidade predial, Pintura de Obras e Segurança do Trabalho. A prova prática avalia condições de segurança, economicidade de material e conhecimento técnico durante o desenvolvimento de uma atividade relacionada à categoria do competidor.

 

Atendimentos

No ano passado, foram realizados 41.812 mil atendimentos para 5.565 trabalhadores da construção civil.

Comentários (0)