Disputa pelo comando do Sisepe esquenta; servidores escolhem presidente neste sábado

Após duas suspensões judiciais, as eleições para escolha da nova diretoria do sindicato ocorrem neste sábado, 17; três chapas disputam o comando do Sisepe

Candidatos disputam eleição do Sisepe
Descrição: Candidatos disputam eleição do Sisepe Crédito: Montagem/T1 Notícias

As eleições para escolha da diretoria que comandará o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO) nos próximos quatro anos tem proporcionado uma acirrada disputa entre as três chapas que concorrem ao pleito. A votação está marcada para este sábado, 17, quando 4.586 servidores poderão escolher seus novos representantes. Após duas decisões judiciais que suspenderam as eleições, o juiz foi favorável que a eleição aconteça normalmente e manteve a data deste sábado. O período de campanha, que chega ao fim nesta semana, foi marcado por denúncias e acusações entre três chapas registradas para a disputa.

 

Em seu 3° mandato e candidato à reeleição pela chapa “Unidos em Defesa do Servidor”, Cleiton Pinheiro disse em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 14, que não pode deixar que o sindicato caia nas mãos de pessoas quem não tem compromisso. “Em 2014, esses mesmos candidatos que encabeçam as outras duas chapas estavam na mesma chapa e baixaram o nível tentando denunciar o meu patrimônio e suspeitando da minha situação econômica pessoal. Tudo isso porque eu sou concursado como auxiliar de serviços gerais. Como eu não devo nada, a justiça reconheceu e todas as denúncias foram arquivadas. Por defender a nossa categoria é que eu pleiteio mais um mandato. Não podemos deixar que o sindicato caia nas mãos de alguém que não tenha compromisso. O Sisepe precisa de alguém disponível 24h e não quando der vontade de aparecer por lá.  O continuísmo é legítimo e garantido pelo nosso estatuto”, ponderou o atual presidente.  

 

Encabeçada pela servidora Ana Cibele Ferreira, a Chapa 3, “Renova Sisepe: Pela Moralização e Direitos dos Servidores”, rechaçou a ideia de reeleição e elencou alguns pontos que, segundo ela, precisam mudar no sindicato. “Nós nascemos de um movimento de servidores que não concordam com vários pontos da atual gestão e estão querendo renovação e trabalho diferente. Não concordamos com a reeleição. Inclusive, registrei em cartório que, caso eleita, não vou tentar me reeleger. Também precisamos de mais atenção ao nosso plano de saúde. O Plansaúde está sucateado e precisamos cobrar judicialmente que o governo repasse a nossa contribuição. Além disso, temos que buscar uma segunda opção de plano para o servidor porque a carta sindical é muito grande e daria para arrumar outro plano como Unimed, Bradesco. Também queremos transparência sobre a aplicação de fundos do Igeprev. Estamos muito preocupados com nossa aposentadoria, mas só ficamos sabendo dos rombos depois. O Sindicato nunca nos mantém a par desse assunto. Há servidores que trabalham em péssimas condições, tanto no interior, quanto na Capital. Precisamos intervir nisso também”, argumentou a candidata ao T1, nesta quarta.

 

O candidato da Chapa 2, “Transparência, Trabalho e Respeito ao Servidor”, Marcos Roberto, afirmou que assiste "com grande tristeza, o desmonte e descaso da atual diretoria do Sisepe. Sinto que as perspectivas de retirada de direitos, conquistados a duras penas, assim como penalização pelas mazelas do Estado atribuídas aos servidores públicos são e serão uma constante nos próximos tempos e em nada nosso sindicato hoje desacreditado tem feito", criticou. O servidor diz que uma das causas da "descrença no Sindicato se dá ao fato de ter o mesmo presidente por mais de uma década à frente do grupo". Marcos Roberto afirma que seus compromissos para trazer mais sindicalizados e dar força ao Sisepe são voltados para a área da educação, com escola do Sisepe e cursos de aperfeiçoamento e pós para sindicalizados; na área social, a construção do clube e institucional, várias vertentes com vista a promover a reestruturação do sindicato como um todo. Vários outros projetos foram citados. 

 

Votação

 

A votação será realizada por meio de cédulas de papel e urnas de lona nas cinco cidades onde o Sisepe possui sedes regionais: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Taguatinga. Estão aptos ao voto 4.521 servidores públicos sindicalizados. O exercício dos mandatos dos eleitos será de 1º de junho a 31 de maio de 2022. Três chapas se registraram para concorrer às eleições, sendo a Chapa 01, nomeada “Unidos em Defesa do Servidor”, encabeçada pelo candidato à reeleição Cleiton Pinheiro; chapa 02, “Transparência, Trabalho e Respeito ao Servidor”, que tem como candidato a presidente Marcos Roberto; chapa 03, “Renova Sisepe: Pela Moralização e Direitos dos Servidores”, a servidora Ana Cibele Ferreira Chaves é a candidata a presidente.

Comentários (0)