Divisa do Tocantins com a Bahia será discutida em audiência pública em Mateiros

A audiência será realizada para ouvir os moradores de Panambi, que na divisão ficou para a Bahia, mas declararam que preferem pertencer ao Tocantins

Audiência foi definida durante reunião na AL
Descrição: Audiência foi definida durante reunião na AL Crédito: Benhur de Souza/AL

As discussões sobre a divisa do Tocantins com a Bahia serão tema de uma audiência pública no próximo dia 16 de setembro, no distrito de Panambi, município de Mateiros. A proposta foi feita pelo deputado Valdemar Júnior (PMDB) na última segunda-feira, 28, durante reunião com representantes do Governo do Estado, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), e com um diretor da Energisa.

 

A divisão foi decidida em 2014, de forma unânime, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A medida encerrou o litígio entre os Estados do Piauí, Tocantins, Bahia e Goiás. No entanto, segundo Valdemar Júnior, os moradores de Panambi, que na divisão ficou para a Bahia, declararam que preferem pertencer ao lado tocantinense.

 

“A reunião de hoje foi preparatória para a audiência pública, na qual ouviremos a população. Mas vamos fazer todo o possível, política e juridicamente, para garantir o desejo daqueles moradores, que é de permanecer no Tocantins”, explicou Valdemar, acrescentando que todos os serviços públicos do distrito, como energia elétrica, saúde e educação, são oferecidos atualmente pelo Tocantins.

 

Uma nova reunião entre representantes do Executivo estadual e deputados foi definida para a próxima segunda-feira, 4 de setembro, às 14h30, na sala de reuniões da Presidência da Assembleia, e servirá para que os técnicos do Governo detalhem aos parlamentares todas as questões técnicas e jurídicas sobre a polêmica em torno da divisa.

 

“Esse problema precisa ser resolvido, pois gera insegurança para os moradores e produtores daquela região. Pelas informações que temos, eles querem ficar no Tocantins, então isso precisa ser resolvido o quanto antes”, defendeu Carlesse.

 

(Com informações da Dicom/AL)

Comentários (0)