Doação de terreno para construção de Hospital do Câncer é aprovada por deputados

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa

Deputados aprovam doação de terreno
Descrição: Deputados aprovam doação de terreno Crédito: Foto: Benhur de Sousa

Os deputados estaduais aprovaram na noite de ontem, 22, em sessão na Assembleia Legislativa, o projeto do Governo do Estado que propõe a doação de um terreno de 54.254 m², na quadra ACSUSO 110, em Palmas, para a Fundação Pio XII construir o Hospital do Câncer do Tocantins. A Fundação é a entidade filantrópica que administra o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional em atendimento oncológico gratuito e de qualidade.

 

De acordo com a mensagem do Governo enviada à Assembleia, desde 1967, quando foi criado, o Hospital de Barretos tem sentido aumento expressivo do fluxo de pacientes e, por isso, decidiu expandir a prestação do serviço para Jales (SP), Porto Velho (PR), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e agora, Palmas, que, com o Hospital, se torna referência de saúde na região Norte.

 

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa. “É uma grande conquista para o Tocantins, mas especialmente para as pessoas que realizam tratamento fora daqui, que agora não precisarão se deslocar para tão longe. Nosso Estado virará um polo de referência para a Oncologia da região norte e nordeste. Estou muito feliz por ter contribuído, junto com o Governo do Estado e meus colegas parlamentares, para essa conquista”, declarou a deputada Valderez Castelo Branco.

 

O lançamento da construção do Hospital do Câncer do Tocantins foi realizado em janeiro deste ano. O Hospital no Tocantins estará numa área de 78 mil metros quadrados, sendo que 54.500 mil metros quadrados foram doados pelo Estado e 22 mil pela Prefeitura de Palmas. Na fase inicial o hospital terá 15.000 metros quadrados de área construída. A estimativa é que abrigue uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos. Estima-se uma capacidade operacional de atendimento de 25 mil pacientes/ano.

 

A previsão é que em 2020 o Hospital de Câncer do Tocantins esteja em plena atuação, pronto e atendendo a população tocantinense. Atualmente o Hospital de Barretos atende 428 pacientes do Tocantins, de 65 municípios do Estado.

Comentários (0)