Dois macacos são encontrados mortos no Parque Cesamar em menos de uma semana

O segundo macaco foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonozes na manhã desta segunda-feira, 22. O CCZ agora vai avaliar se há contaminação pelo vírus da febre amarela

Macacos foram encontrados mortos no Cesamar
Descrição: Macacos foram encontrados mortos no Cesamar Crédito: Divulgação

As mortes de dois macacos ocorridas em menos de uma semana no Parque Cesamar, em Palmas, serão investigadas pelo Laboratório Central do Tocantins e pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. O primeiro animal foi encontrado morto no último dia 18. O segundo macaco foi recolhido pelo Centro de Controle de Zoonozes na manhã desta segunda-feira, 22. O CCZ agora vai avaliar se há contaminação pelo vírus da febre amarela.

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou, na semana passada, que no ano de 2017, houve uma confirmação de morte por febre amarela silvestre em humano, não vacinado, vindo do Rio de Janeiro, mas que há 17 anos o Tocantins não registrava caso de morte por febre amarela em humano. O estado também esclareceu que não há recomendação de fracionamento de doses da vacina de febre amarela no Tocantins e que a mesma está disponível nas salas de vacina do Estado.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, tendo como hospedeiro natural, os primatas não humanos (macacos) que habitam nas florestas tropicais. O vírus amarílico é muito agressivo, se multiplica por todo o organismo, e lesa órgãos importantes, principalmente fígado e rins.

Comentários (0)