DPE requer cirurgia neurológica a 50 pacientes no HGP; governo elabora força-tarefa

Secretaria da Saúde informou que encaminhou à justiça o plano estratégico “Força-Tarefa da Neurocirurgia”, para viabilizar o andamento de cirurgias neurológicas no HGP

Quase 50 pacientes esperam por cirurgias neurológicas no HGP
Descrição: Quase 50 pacientes esperam por cirurgias neurológicas no HGP Crédito: Aldemar Ribeiro

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) requereu à Justiça que, no prazo de 20 dias, o governo do Estado garanta a realização de cirurgias a todos os pacientes da neurocirurgia internados no Hospital Geral de Palmas (HGP). Em visita realizada no Hospital no último dia 8, a equipe do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) da DPE verificou que quase 50 pacientes esperam pela cirurgia neurológica, havendo casos em que a espera já passa de 40 dias.

 

De acordo com o coordenador do Nusa, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, a espera dos quase 50 pacientes é um grande risco, já que muitos deles “enfrentam riscos de sequela e óbito”. 

 

Sobre o caso, a Secretaria de Estado da Saúde informou que “não vem medindo esforços para que o usuário do SUS receba um atendimento digno e humanizado”. Ressaltou ainda que encaminhou à justiça o plano estratégico “Força-Tarefa da Neurocirurgia”, para viabilizar o andamento de cirurgias neurológicas.

 

Conforme a secretaria, o plano abrange desde o aumento da carga horária, até contratação de especialistas, ampliação de leitos e salas cirúrgicas do Hospital Geral de Palmas. “A SES esclarece ainda que continuamente estão sendo realizados procedimentos e que APENAS nos meses de dezembro/2017 e janeiro/2018 foram realizadas 78 neurocirurgias ENTRE emergências, urgências e eletivas pelos neurocirurgiões do estado. Em 2017 foram realizadas 403 neurocirurgias”.

Comentários (0)