Dunas do Jalapão voltarão a funcionar pela manhã após acordo entre Estado e Mateiros

Os acordos foram firmados durante a realização da Mesa Dourada na festa 11ª Festa da Colheita do Capim Dourado no Povoado Mumbuca.

Crédito: Reprodução/ Governo do Tocantins

As Dunas do Jalapão terão seu horário de visitação ampliado e o ponto turístico passará a receber visitantes também no período da manhã. A mudança foi possível após acordo firmado entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o município de Mateiros, para fiscalização dos atrativos turísticos e ampliação do horário de visitas. 

 

Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins, reiterou que o Governo do Estado, por meio de seus órgãos estaduais, em parceria com instituições municipais e representantes de segmentos locais, está desenvolvendo mecanismos sustentáveis para o turismo da região. “Após a publicação do Termo de Cooperação no Diário Oficial (DOE), a visitação das Dunas do Jalapão se estenderá ao período da manhã e vai contar com fiscais ambientais municipais, para o acompanhamento da atuação das agências de turismo e visitantes dos atrativos, disse.

 

Os acordos foram firmados durante a realização da Mesa Dourada na festa 11ª Festa da Colheita do Capim Dourado no Povoado Mumbuca, em Mateiros. Durante os diálogos representantes locais apontaram a cobrança da licença dos atrativos turísticos e Sebastião Albuquerque adiantou que um Termo está sendo trabalhado pelo Instituto junto ao Sebrae e vai permitir que a entidade ofereça consultoria aos proprietários e demais pessoas interessadas nesta regularização. 

 

Em seguida, a solicitação da estrada foi reforçada na Mesa Dourada, ocasião que o presidente do Naturatins informou que durante a reunião do Plano Plurianual (PPA) esta demanda foi debatida e logo depois, divulgada pelo próprio governador do Tocantins, como uma das prioridades da região do Jalapão, definida entre as metas do governo do Estado.

 

Cooperação

 

O documento assinado estabelece um regime de mútua cooperação entre o Naturatins e o município de Mateiros, com o objetivo de efetivar a execução de ações do ordenamento ambiental e turístico na abrangência do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e da Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão), áreas de responsabilidade do Naturatins. 

 

A cooperação técnica trata da logística, do compartilhamento da estrutura física e da atuação dos servidores, visando o ordenamento ambiental e turístico da visitação dentro do Parque do Jalapão. Com o Acordo o governo do Estado encontrou condições de estender o apoio ao desenvolvimento turístico, com a ampliação do período matutino no horário de visitação da unidade de conservação.

Comentários (0)