Editais de Incentivo à Cultura: 251 projetos são habilitados para avaliação

A análise dos projetos segue até o próximo sábado, 12....

Avaliações
Descrição: Avaliações Crédito: Divulgação

A avaliação dos projetos selecionados pelos Editais de Incentivo à Cultura teve início na tarde desta terça-feira, 8. Dos 404 projetos inscritos, 251 foram habilitados para esta fase do processo. Ao todo, 24 pareceristas de várias regiões do país fazem parte da comissão avaliadora. A análise dos projetos segue até o próximo sábado, 12. 

 

“Chegamos a mais uma fase dos Editais, e estamos muito satisfeitos com o andamento do processo. Essa nova fase traz o profissionalismo e conhecimento dos jurados que compõem a comissão de avaliação, e tenho certeza que grandes e importantes projetos serão selecionamos para enriquecer ainda mais a nossa cultura”, frisou o diretor de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Jota Bulhões.

 

Foram inscritos 404 projetos para as áreas de artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, cultura popular, tradicional e artesanato, cultura indígena e para o programa de infraestrutura cultural. No total, 251 projetos foram habilitados para participarem da seleção.

 

Avaliadores

 

Os 24 jurados convidados foram divididos em oito comissões de três especialistas cada. Os grupos vão analisar todos os projetos habilitados conforme critérios previstos nos editais (excelência artística e técnica do projeto; experiência artística em realizações anteriores – análise de portifólio e currículo; relevância da contrapartida social, ambiental e de acessibilidade apresentada; alcance, potencial de desdobramento e continuidade do projeto; competência técnica dos profissionais envolvidos; coerência entre os objetivos, as atividades propostas e o custo orçado da iniciativa cultural).

 

Entre os pareceristas que fazem parte da comissão avaliação e seleção está o músico, cantor e compositor, Irineu de Palmira, de São Paulo, que compõe a comissão de Música. “É um grande prazer fazer parte da comissão de avaliação e sei que tenho uma responsabilidade muito grande pela frente. Tenho certeza que vem muita coisa boa para a cultura do Tocantins. Vou me deparar com excelentes projetos e vai ser muito difícil selecionar os melhores”, comentou.

                                           

Do Paraná, Romancil Gentil Cretã é um dos representantes da comissão da Cultura Índígena. Para ele, o espaço dentro dos editais voltado para a área indígena é a comprovação que o Tocantins vem garantindo a inclusão dos indígenas no processo de criação cultural. “Nós indígenas de todo Brasil sempre temos lutado para que o estados incluam nossa cultura nos programas e projetos, e saber que aqui no Tocantins o governo do Estado tem se preocupado e garantido isso é uma grande satisfação”, frisou Romancil.

 

Dentre os três avaliadores na comissão de Audiovisual, para Leonardo Barbosa Rassato, de Brasília, um dos destaques do edital é a ampla abrangência do audiovisual. “O edital vem contribuir nessa busca pelo fortalecimento da profissionalização do audiovisual no Brasil e também realizando o desejo de todos de regionalização e fortalecimento das cadeias produtivas fora do eixo Rio e São Paulo”, afirmou.

 

A lista com o nome dos 24 jurados que compõem a comissão de avaliação pode ser conferida no Diário Oficial do Estado nº 4.091.

 

Projetos habilitados

Edital

Número de inscritos

Projetos habilitados

001/2013 Prêmio Arnaud Rodrigues – Artes Cênicas

59

44

002/2013 Prêmio Dalva Braga – Música

105

66

003/2013 Prêmio Cacá Diegues- Audiovisual

35

20

004/2013 Prêmio Maximiano da Mata Teixeira - Literatura

45

21

005/2013 Prêmio Kathiê Tejeda – Artes Visuais

35

23

006/2013 Prêmio Mestre Dió – Cultura Popular, Tradicional e Artesanato

89

52

007/2013 Prêmio Idajarurí Karajá- Indígena

23

21

008/2013 Chamamento público – Programa Infraestrutura cultural do Tocantins

13

04

TOTAL GERAL DE INSCRITOS

404

251

 

Comentários (0)