Educação define novo percurso para a Meia Maratona do Tocantins

Novo trajeto da prova foi apresentado pelo diretor de Esportes e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Alfredo Sousa, durante reunião nesta quarta-feira, 14

Diferente das últimas edições, o percurso da XVIII Meia Maratona do Tocantins vai começar pela Praça dos Girassois, seguir pela Avenida Teotônio Segurado sentido norte, retorno na LO-12 (próximo ao Detran)  e retorna pela própria avenida sentido sul até a LO-25 e chegada na Praça.  O novo trajeto da prova foi apresentado pelo diretor de Esportes e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Alfredo Sousa, durante reunião nesta quarta-feira, 14, com representantes das forças de segurança - Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

 

A competição será realizada dia 1º de dezembro (sábado), em Palmas, com largada no estacionamento do memorial Coluna Prestes. Às 18 horas vão largar os estudantes, deficientes e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que farão um trajeto de um quilômetro na Avenida Teotônio Segurado, sentido sul.  Dez minutos depois, sai o pelotão com os atletas da prova de 21 quilômetros, sete quilômetros e revezamento.

 

Segundo o diretor de esportes Alfredo Sosa “a mudança no percurso visa facilitar o gerenciamento do tráfego durante a prova a fim de garantir a segurança dos participantes. Por isso, a importância dessa reunião com as forças de segurança para definir todo o esquema a ser adotado durante a corrida para que o evento seja um sucesso”.

 

Para o dia da competição foi proposto um efetivo de 40 homens do exército, 20 policiais militares, 20 agentes de trânsito para controle do trânsito e segurança dos competidores e mais 80 fiscais de prova. Serão 20 cruzamentos a serem isolados, além da Praça dos Girassóis.

 

A gerente de fiscalização de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Glauce de Souza, propôs um novo encontro no próximo dia 21 para definir os serviços que cada efetivo vai realizar e os cruzamentos que serão fechados e que terão controle de tráfego. “Quando todos os órgãos envolvidos no evento se reúnem e planejam com antecedência, evitamos problemas na corrida. A gente precisa colocar profissionais com segurança, agentes de trânsito fazendo o controle de tráfego nos principais cruzamentos, e o apoio da Polícia Militar e do Exército cuidando da segurança dos atletas. Esse trabalho em conjunto torna o evento bonito e acessível”, destacou.

 

Durante a reunião, a equipe técnica também informou que vai fixar faixas informativas pela cidade, dois dias antes da prova, com orientações à população sobre as vias que serão interditadas.

 

Inscrições

 

O prazo para inscrição na XVIII Meia Maratona do Tocantins termina no próximo domingo, 18, às 23h59 (horário de Brasília). Foram disponibilizadas mil vagas. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site www.centraldacorrida.com.br. A inscrição é no valor de R$ 35,00 mais a taxa administrativa do site. A organização informa aos atletas que quem deixar para se inscrever nos últimos dias do prazo estipulado não vai conseguir pagamento por meio de boleto bancário, apenas na forma de crédito ou débito.

 

Os corredores acima de 60 anos terão desconto de 50% no valor da inscrição, e os participantes da Corrida Estudantil, Corrida Paralímpica e Corrida para atletas da Apae têm direito à inscrição gratuita.

 

Comentários (0)