Educação profissional do SENAI muda vidas em parceria com Programa Emprega Mais

O SENAI certificou 16 mulheres que estavam fora do mercado de trabalho com a parceria da empresa BRK em Palmas

Curso foi realizado de forma gratuita na escola do SENAI em Taquaralto
Descrição: Curso foi realizado de forma gratuita na escola do SENAI em Taquaralto Crédito: Divulgação/Assessoria de Imprensa SENAI

Por meio do Programa Emprega Mais, iniciativa do Ministério da Economia voltada a promover qualificação e inserção profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) certificou 16 mulheres que estavam fora do mercado de trabalho com a parceria da empresa BRK em Palmas. O curso de Instaladora Hidráulica de Manutenção de Rede de Distribuição de Água foi realizado de forma gratuita na escola do SENAI em Taquaralto como forma de incluir mais mão de obra qualificada nesta área, conforme necessidade da demandante, a BRK. A certificação foi realizada dia 10 de agosto.

 

“Esse trabalho de inclusão é um projeto da BRK e nós já temos no Tocantins um efetivo feminino bastante elevado. E como meta, até 2024, pretendemos ter 30% de mulheres em cargos efetivos e até 40% de mulheres em cargos de liderança. É um desafio muito grande e para isso nós precisamos, de fato, trabalhar junto com a comunidade e com parceiros como o SENAI no sentido de formar essas profissionais e levar elas para o mercado preparadas e capacitadas.  E este trabalho de formação que o SENAI e a BRK estão fazendo é o passo inicial para que essas mulheres possam ter oportunidades de buscar espaço no mercado de trabalho”, pontuou Sandra Lúcia Leal , diretora de Engenharia e Operação da BRK no Tocantins e no Pará.

 

O programa busca alinhar as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra e funciona por meio de Voucher Empresarial, que oferece vagas de determinados cursos às empresas interessadas, transformando em matrículas gratuitas aos empregados e aos desempregados.

 

“O Programa Emprega Mais visa a qualificação dos profissionais tanto que já estão empregados, requalificando-os para o desafio da indústria 4.0, quanto também daquelas pessoas que não estão empregadas para que através do processo da qualificação elas possam ser inseridas no mercado de trabalho”, explicou Márcia Rodrigues, diretora do SENAI.

 

A realização deste curso mostra o quanto o programa é efetivo e atende, diretamente, às demandas das indústrias. “Essa parceria com a parceria BRK se deu direcionando qualificação para as mulheres, com isso nós formamos a 1ª turma de encanadoras no estado do Tocantins, atuando com a comunidade o que culminou já na contratação de 2 profissionais. Então, isso veio a chancelar o sucesso do programa e a importância dessa ação direcionada para a indústria”, concluiu a diretora.

 

Emprega Mais muda vidas

 

Tais Lima, que estava desempregada, viu a vida mudar em menos de três meses. Sem saber o que fazer para melhorar o currículo e tentar se inserir no mercado de trabalho, viu no curso de instaladora hidráulica uma oportunidade de mudar a sorte e assim aconteceu. “Foi uma ótima participar deste curso. Só 2 meses e 10 dias de aulas em que aprendi muito com os ótimos professores e hoje passei na seleção da BRK e recebo o certificado do curso já empregada. O que é muito bom”, relatou Tais.

 

E não foi só a Tais que saiu empregada, a Sandra Santos que estava sem fonte de renda há dois anos, quando soube da oportunidade correu para se inscrever e ainda durante o período de aulas se destacou e também foi admitida pela empresa BRK. “Eu estava desempregada desde o início da pandemia e quando surgiu a oportunidade deste curso, por mais que seja uma área que a sociedade veja como masculina,  eu já fiz logo a minha inscrição e foi muito bom, pois nós mulheres conseguimos executar qualquer função. E eu vi nisso uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e já estou empregada”, relatou Sandra.

 

Empresas de todos os portes podem participar

 

No programa, as empresas intermediam as vagas disponibilizadas ao SENAI por meio de vouchers que são liberados após o cadastro do CNPJ no site do Mundo SENAI. As micros, pequenas e médias empresas (até 499 empregados) podem aderir ao programa em duas modalidades - Emprega Mais Voucher Requalifica e Emprega Mais Voucher Novo emprego - indicando funcionários para requalificação ou qualificando novos profissionais.

 

Já as grandes empresas podem aderir na modalidade qualificação de desempregados (Emprega Mais Voucher Novo emprego). O número de vouchers varia de acordo com o porte da empresa e o número de vagas disponíveis no SENAI.

 

Como requisitar vagas para minha empresa?

 

A empresa deve acessar a Loja Mundo SENAI, na opção “Para Empresas”. Neste campo, é feito o cadastro empresarial, e, através do CNPJ, a empresa fica ciente da quantidade de vagas que será destinado a ela, para requalificação (Voucher Requalifica) e qualificação (Voucher Novo Emprego).

 

Após isso, a empresa realiza o pré-cadastro dos colaboradores/alunos, que precisam validar a inscrição através do link que chegará no e-mail de cada inscrito.

 

Comentários (0)