Eleitores de Fortaleza do Tabocão definem mudança no nome da cidade no dia do pleito

Durante o 1º turno do processo eleitoral, também será realizado um plebiscito para que a população decida sobre a mudança do nome do município, por meio de votação na urna eletrônica

Voto será sobre alteração no nome de Fortaleza do Tabocão para Tabocão
Descrição: Voto será sobre alteração no nome de Fortaleza do Tabocão para Tabocão Crédito: Alexandre Santos/UOL

No próximo dia 7 de outubro, domingo de eleições, além da votação normal para a escolha de deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República, os eleitores de Fortaleza do Tabocão terão outro importante compromisso. Após aprovação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), durante o 1º turno do processo eleitoral, também será realizado um plebiscito para que a população decida sobre a mudança do nome do município, por meio de votação na urna eletrônica.

 

Após votar nos candidatos para as eleições gerais, o eleitor da cidade deverá aguardar para participar da escolha. As urnas serão configuradas com a referida pergunta: “Você é a favor da alteração no nome da cidade de Fortaleza do Tabocão para Tabocão?”. O eleitor deverá marcar sim ou não e confirmar sua escolha.

 

Localizada a 164 km de Palmas, a cidade compõe a 6ª zona eleitoral de Guaraí e está localizada às margens da BR-153. Todos os 2.720 eleitores aptos deverão comparecer às urnas para fazer a escolha, no horário normal de votação, das 8 às 17 horas. O voto será obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

 

O TRE tem até o dia 12 de outubro para proclamar o resultado definitivo da consulta plebiscitária. O pedido de consulta popular foi realizado através de requerimento formulado pela Assembleia Legislativa e pelo Município de Fortaleza do Tabocão. O relator do processo no TRE foi o juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, que deferiu a realização do plebiscito durante a sessão plenária realizada no dia 22 de maio deste ano.

Comentários (0)