Eleitores do Tocantins voltam às urnas neste domingo para escolher governador e vice

Neste domingo, disputam o segundo turno da eleição suplementar os dois candidatos mais votados no primeiro turno: Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR)

Em todo o Tocantins, eleitores voltam às urnas neste domingo
Descrição: Em todo o Tocantins, eleitores voltam às urnas neste domingo Crédito: Divulgação

Cerca de 1 milhão de eleitores do Tocantins poderão voltar às urnas neste domingo, 24, para eleger o chefe do Poder Executivo e o vice, que permanecerão nos cargos até o dia 31 de dezembro e poderão concorrer à reeleição em 7 de outubro. Denominadas suplementares, as novas eleições ocorrem em razão de decisão da Justiça Eleitoral que afastou os mandatários anteriores dos cargos por cassação do mandato. Marcelo Miranda (MDB) e sua vice Cláudia Lelis (PV), foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por arrecadação ilícita de recursos para a campanha de 2014.

 

Neste domingo, disputam o segundo turno da eleição suplementar os dois candidatos mais votados no primeiro turno: Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR). A votação ocorrerá das 8h às 17h. No último dia 3 de junho, sete candidatos concorreram a governador do Estado.

 

No primeiro turno os votos brancos, nulos e abstenções somaram 43,54%, o que representou 443.414 eleitores, quase a metade do total. As abstenções chegaram a 306.811 (30,14%), os votos nulos somaram 121.877 (17,13%) e os votos em branco 14.660 (2,06%).

 

Neste sábado, 23, ao encerrar a cerimônia de oficialização do sistema de gerenciamento para o 2° turno das eleições suplementares, o presidente do TRE Tocantins, desembargador Marco Villas Boas, convocou os eleitores para irem às urnas neste domingo. “Mais uma vez convoco os eleitores para comparecer às urnas das 8h às 17h para exercer o direito ao voto e a obrigatoriedade cívica, buscando assim novos horizontes, pois esse é o momento adequado para o eleitor se manifestar, escolhendo o candidato mais honesto e capacitado para gerir o Tocantins”, orientou.

 

O presidente também alertou os eleitores para evitar problemas burocráticos na justificativa do voto e no pagamento da multa. “Quem não votou no primeiro turno, mesmo que ainda não tenha justificado sua ausência, deve obrigatoriamente comparecer ao segundo turno, evitando assim o pagamento de multas e possíveis constrangimentos”, explicou.

 

Diplomação

 

O candidato a governador que sair vitorioso neste segundo turno da Eleição Suplementar, será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins até o dia 9 de julho, conforme previsto na Resolução 405, de 19 de abril de 2018, da Justiça Eleitoral. Embora a diplomação seja de responsabilidade da Justiça Eleitoral, a data da posse do governador eleito será definida pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

Comentários (0)