Elenil requer que o Estado nomeie 155 aprovados no concurso do Sistema Prisional

O parlamentar reapresentou também a ampliação do número de vagas do último concurso da Polícia Militar; a proposta aumenta de 1.000 para 1.500 as vagas oferecidas no certame

Deputado Elenil da Penha.
Descrição: Deputado Elenil da Penha. Crédito: Divulgação

O deputado Elenil da Penha (MDB) apresentou na sessão matutina desta quarta-feira, 15, requerimento solicitando do Governo do Estado a nomeação de 155 aprovados no concurso do Sistema Prisional, realizado em 2014.

 

O parlamentar disse que se trata de uma solicitação e uma luta antiga sua. Ele lembrou que os aprovados já passaram por todas as fases, inclusive o curso de formação, e estão aptos para tomar posse.

 

O concurso foi realizado em dezembro de 2014 e ofereceu 1.217 vagas para o Sistema Penitenciário e o Sistema Socioeducativo do Tocantins. Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram, à época, para a primeira fase. O certame chegou a ser suspenso, mas posteriormente foi retomado com o primeiro curso de formação, em 2016.

 

O deputado entende que a efetivação deste concurso público, com o a nomeação dos aprovados restantes, é essencial para a qualidade do serviço que é prestado, “além de ser um direito daqueles que estão aptos a assumir o cargo público”, observa ele.

 

Concurso PM

 

Também na sessão desta quarta-feira, Elenil da Penha reapresentou um requerimento ao Governo do Estado que solicita a ampliação do número de vagas do último concurso da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO). A proposta aumenta de 1.000 para 1.500 as vagas oferecidas no certame, realizado no mês de junho deste ano.

 

Na sua avaliação, atualmente, o efetivo de policiais militares no Estado está abaixo do previsto. Conforme informações de um levantamento feito em 2017 pelo Ministério Público Estadual, lembra o parlamentar, a Polícia Militar do Tocantins tinha à época menos da metade do efetivo necessário.

 

De acordo com a legislação estadual, o ideal seriam nove mil agentes. Contudo, no Estado havia 3.660 militares, ou seja, apenas 40% do ideal.

 

“Mesmo com os aprovados no último concurso, ainda não se chegará ao número ideal de policiais. Por isso, solicitamos a retificação do edital”, pontuou o emedebista. Ele aponta que a falta de policiais gera insegurança diante do aumento da criminalidade, especialmente em cidades do Estado tidas como pacatas.

 

Outros parlamentares também manifestaram preocupação com o assunto como Vanda Monteiro (PSL), Zé Roberto (PT), Leo Barbosa (Solidariedade), Júnior Geo (PROS) e Valderez Castelo Branco (PP).

 

O concurso da Polícia Militar do Tocantins foi realizado em junho deste ano e contou com mais de 45 mil inscritos, com a aplicação das provas objetivas em 20 cidades. O edital original previa mil vagas para soldado: 950 para o setor operacional, 25 para o quadro de músicos e 25 para a área da Saúde.

Comentários (0)