Em Araguaína, Lacen conclui unidade para testagem molecular da Covid-19

A previsão é que o início das análises ocorra na primeira semana de novembro, para atender demandas de pacientes internados nos hospitais públicos e privados do município

Crédito: Divulgação/SES

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) divulgou na última sexta-feira, 23, a finalização da montagem de uma unidade em Araguaína para realização de análises moleculares da Covid-19. O local viabilizará o atendimento da população de 54 municípios da região macro norte do Estado.

 

Um total de R$ 213 mil para a compra do material provém de acordos judiciais, propostos pelo do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e homologados pela Justiça.

 

Esta foi a segunda vez que os valores obtidos na área penal beneficiam o Fundo Estadual de Saúde com a aquisição de insumos hospitalares e medicamentos para o enfrentamento da Covid-19. No mês de abril, em um outro procedimento, foi autorizada a compra de 45 mil máscaras e 15 mil testes para a Covid-19, ao custo de R$ 1 milhão e 400 mil. 

 

A diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas celebrou a entrega. “A unidade do Lacen/TO, em Araguaína, foi estruturada com a soma de forças de várias instituições públicas e privadas, que doaram os equipamentos, móveis, computadores, além das adequações na estrutura física do laboratório. Estamos trabalhando agora no treinamento da equipe, com assistência integral de 20 profissionais biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e técnicos envolvidos na realização dos exames na unidade. A capacitação é ministrada pela equipe do Lacen/Palmas”, informou.

 

A diretora explicou ainda que, neste primeiro momento, o treinamento é voltado para o diagnóstico molecular da Covid-19 e deverá ser ampliado para outros agravos de interesse da saúde pública, como as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), entre outros vírus respiratórios.

 

A previsão é de que o início das análises no Lacen de Araguaína ocorra na primeira semana de novembro, atendendo as demandas dos pacientes internados nos hospitais públicos e privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospital municipal e de campanha da região macro norte.

 

Lacen/TO

 

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins é o responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Lacen/TO é responsável, na rede pública, pelos testes de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Esta metodologia é reconhecida e recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

 

A unidade do Tocantins já realizou 93.343 testes de RT-PCR para diagnóstico da covid-19 e conta com a capacidade de testagem diária de dois mil testes, além de ser considerada, pelo Ministério da Saúde, como um dos laboratórios públicos mais céleres do Brasil.

Comentários (0)