Em Araguaína, vacinação contra gripe será realizada no modelo drive-thru nesta 4ª

O município recebeu mais 5.700 doses e segue a primeira etapa da campanha . Nesta quarta-feira, 1º, a vacinação com 1.000 doses para idosos será realizada dentro de um veículo, no modelo drive-thru.

Crédito: Divulgação

Com a chegada de mais 5.700 doses de vacina contra a gripe H1N1 (influenza), a prefeitura de Araguaína tem previsão de vacinar mais de seis mil pessoas, entre idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. A partir desta quarta-feira, 1º, a vacinação com 1.000 doses para idosos será realizada dentro dos veículos, no modelo drive-thru. A meta para Araguaína é vacinar 90% do público-alvo, mais de 48 mil pessoas.

 

O atendimento será no Parque de Exposição Dair José Lourenço, das 13 às 19 horas para diminuir a aglomeração de pessoas nas unidades básicas de saúde (UBS) e evitar chances de contágio do coronavírus (covid-19). O horário de atendimento para demais unidades será normal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção da UBS Albeny Soares, que fica no setor Couto Magalhães, e UBS JK.

 

“Essas unidades estão atendendo somente casos suspeitos do coronavírus. Quem é atendido nestes locais deve procurar a UBS mais próximas, como na Vila Couto, Setor José Ferreira, Setor Dom Orione e Palmeiras do Norte”, orientou a coordenadora municipal de imunização, Samila Braga.

 

Idosos acamados serão vacinados em domicílio e cada posto de saúde realizará o agendamento e vacinação. “Caso o idoso esteja acamado há pouco tempo e a UBS de referência ainda não foi notificada, um parente deve procurar a coordenação da unidade para informar e solicitar a aplicação da vacina”, alertou a coordenadora de Imunização.

 

Essa etapa vai até o próximo dia 15, e a continuação da campanha atenderá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto ou aborto), indivíduos de 55 anos a 59 anos de idade, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Vão receber a vacina também o contingente da força de segurança e salvamento, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação do Ministério da Saúde, professores das escolas públicas e privadas.

 

Comentários (0)